Convenção do MDB define executiva nacional e aprova o novo código de ética do partido

O senador Confúcio Moura é eleito segundo vice-presidente
O senador Confúcio Moura é eleito segundo vice-presidente

Fica determinado que 30% da composição dos diretórios municipais devem ser ocupados por mulheres.

A Convenção Nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), realizada nesta quinta-feira (5), na sede do partido em Brasília, no formato semipresencial, reconduziu o comando nacional da sigla por mais dois anos e aprovou, ainda, o novo código de ética do partido, que define, entre outros dispositivos, a obrigatoriedade de 30% da composição dos diretórios municipais a serem ocupados por mulheres.

Para o senador Confúcio Moura (RO), a Convenção Nacional é a maior instância decisória do partido, e nesta quinta-feira serviu como exemplo para que todos os municípios brasileiros façam também suas convenções municipais. “Nenhum partido pode viver com comissão provisória. Isso regride o partido, diminui o partido”, enfatizou.

O senador rondoniense destacou a importância da Convenção realizada em Brasília. “Essa é a demonstração para realmente servir de exemplo para todos os presidentes de diretores regionais, para estimular, o mais rapidamente possível, as realizações das convenções municipais”, disse.

Confúcio Moura lembrou que participou ativamente na elaboração do novo estatuto, do novo código de ética do partido aprovado hoje.

“Foi um trabalho de dois anos, onde nós, a nossa equipe do MDB, dos estados e do meu gabinete apresentamos muitas sugestões, e por fim foram aprovadas e acatadas”, disse.

Confúcio Moura destacou, no novo estatuto aprovado, a participação das mulheres na composição do partido. “Hoje foi votado e aprovado esses dois grandes instrumentos modernos, e um deles, muito importante, é a obrigatoriedade de 30% da composição dos diretórios municipais a serem ocupados por mulheres. Então, os diretórios têm que realmente fazer esse trabalho importante, de colocar mulheres na composição partidária”, disse.

De acordo com o senador, a chapa do Diretório Nacional foi mantida com uma pequena alteração. “Eu era o primeiro vice-presidente e fiquei na segunda vice-presidência, justamente para homenagear o estado do Pará, que foi o estado que mais elegeu deputados federais do partido. Foram nove, não teve nenhum estado brasileiro que elegeu tantos deputados estaduais e nenhum governador com votação tão expressiva. Então é mais que justo que a deputada Elcione Barbalho, do Pará, assuma a primeira vice-presidência”, concluiu.

 

Nova composição da Direção Nacional do MDB 2023/2024

 

Presidente: Baleia Rossi (SP)

1ª vice-presidente: Elcione Barbalho (PA)

2º vice-presidente : Confúcio Moura (RO)

3º vice-presidente : Hercílio Coelho Diniz

1º secretário-adjunto: Eunício Oliveira (CE)

2º secretário-adjunto: Washington Reis (RJ)

Tesoureiro: Marcelo Castro (PI)

Tesoureiro-adjunto: Sérgio Souza (PR)

Secretaria especial da mulher: Katia Lôbo (SC)

Líder da bancada no Senado: Eduardo Braga (AM)

Líder da bancada da Câmara: Isnaldo Bulhõ

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*