Marcito Pinto – Ponderações sobre a matéria veiculada pelo site infomoney do canal de noticias econômicas BLOOMBERG quanto aos riscos de o Brasil ser usado pela China para forçar a Nicarágua a construir um canal igual ao do Panamá.
Pontuei o que acho importante ser colocado em defesa do projeto por nós Rondonienses, afinal quem tem interesse que esta região se desenvolva, os norte americanos donos do canal do Panamá e da Bloomberg ???
1 – Definição de BLOOMBERG na maior enciclopédia on-line da internet mundial, a Wikipedia, la diz, Bloomberg Television, é uma rede de televisão a cabo que transmite noticias econômicas 24 horas por dia, operada pela agencia de noticias Bloomberg, e sua sede esta localizada nos Estados Unidos da América na cidade de Nova Iorque.
2 – O Canal do Panamá, tem sua operação controlada pelos americanos, encarece os custos das operações comerciais internacionais, para todas as nações que utilizam a passagem, inclusive o Brasil e a China.
3 – Neste momento o Canal do panamá passa por investimentos da ordem de 3.2 Bilhões de dólares, para a construção de uma terceira via, que triplicará sua capacidade de operação.
4 – Países que operam volumes em escala, tem seus custos logísticos afetados pelas políticas comerciais do Canal do Panamá, isto não atrapalha o avanço das relações comerciais entre a Ásia e a América do Sul.
5 – Acho que a pergunta que deve ficar é, Quem ganha e quem perde com a construção da ferrovia bi oceânica. O Brasil e a China, tem seus interesses neste projeto, obviamente todo o produto transportado por esta ferrovia, deixaria de passar pelo canal do Panamá.
6 – E natural que grandes investimentos em modais logísticos, mexam no mercado mundial, este projeto faz muita gente perder dinheiro.
7 – Para Rondônia, será uma nova era de desenvolvimento, com desenvolvimento em uma escala muito maior, sem duvida nos fortaleceremos muito, na agricultura, na indústria, no comércio e nos serviços.
Marcito Pinto é vice-prefeito de Ji-Paraná/RO
Faça um comentário