Acir Gurgacz está entre os mais influentes do Congresso Nacional

 

ACIR-GURGACZ222O senador Acir Gurgacz (PDT) entrou para o seleto grupo de cabeças do Congresso Nacional na lista deste ano do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A nova lista do DIAP foi divulgada nesta segunda-feira, 31/08, e também traz o senador Valdir Raupp (PMDB) entre os 100 cabeças do Congresso Nacional.

Raupp já aparecia na lista divulgada no ano passado. Outra novidade é a presença do deputado federal Marcos Rogério (PDT) na lista dos 50 parlamentares em ascensão. Os três rondonienses estão entre os 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o DIAP.

Na definição do departamento, “os cabeças” são parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos está o protagonismo no processo legislativo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações de propostas.

Já o parlamentar em ascensão é aquele que recebe missões partidárias, políticas ou institucionais, desempenhando-as com êxito. É o parlamentar que abre canais de interlocução, credenciando-se para o exercício de liderança, segundo o DIAP.

Acir Gurgacz é líder do PDT no Senado. Vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), da qual foi presidente no biênio 2012/2013. Acir é relator de Receitas do Orçamento da União e participa como titular das principais comissões do Senado, como a de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Consitituição e Justiça (CCJ).

O Estado com maior número de ‘cabeças no Congresso’ é São Paulo, com 15 parlamentares. Rio de Janeiro é vice, com 10. Rondônia, ao lado de Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Amapá tem 2.

Na divisão de cabeças, por partido, o PT lidera com 24 deputados e 10 senadores (e reduziu o número de integrantes). O PSDB tem 14 deputados e 7 senadores. O PMDB é terceiro com 12 deputados e 8 senadores. O PDT tem quatro parlamentares entre os cabeças e em ascensão.

O DIAP faz estudos para definir os mais influentes desde 1994. Nos 22 anos apenas um parlamentar manteve-se em todas as edições. É o senador Paulo Paim (PT-RS). Na Câmara dos Deputados estão 513 parlamentares e, no Senado, 81.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*