Brasília – O ministério da Saúde liberou R$ 70 mil como incentivo aos municípios de Rondônia que cadastraram mulheres até a 12ª semana de gestação, no período de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013, e assim conseguiram iniciar mais cedo o acompanhamento e o pré-natal da paciente. A autorização do repasse foi definida na Portaria 752, publicada na última semana, no Diário Oficial da União (DOU). Cada unidade de saúde receberá R$ 20 por gestante inscrita como um incentivo de qualificação previsto no componente Pré-Natal.
Segundo a deputada Marinha Raupp (PMDB/RO) o governo acerta em incentivar o pré-natal nas gestantes. “A realização do pré-natal representa papel fundamental em termos de prevenção e detecção precoce de doenças, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante”, disse.
Nos próximos meses, o Ministério da Saúde vai disponibilizar aos municípios que já possuem sistemas próprios de acompanhamento das gestantes o Web Service (ferramenta de integração de sistemas) para que os dados sejam compatibilizados com o Sisprenatal Web. Assim que as informações forem compartilhadas, o Ministério dará início à liberação dos recursos de incentivo aos municípios que ainda não foram contemplados.
Municípios de Rondônia Contemplados: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=07/05/2013&jornal=1&pagina=72&totalArquivos=148
Faça um comentário