Um sítio arqueológico foi descoberto no mês de setembro na comunidade Nova Aliança, região do Baixo Madeira, em Porto Velho, e confirmado por uma equipe de professores do curso de arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que encontrou na localidade vestígios de ocupação humana, com data ainda desconhecida.
Após pesquisas realizadas no local, foi iniciada na última semana a escavação para o resgate de 12 urnas funerárias com registros de sepultamento humano, e materiais para análise para ser estimada a idade dos objetos. A equipe de escavação foi composta por professores e acadêmicos da Unir, e uma arqueóloga da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) com o apoio do Exército e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).
O material coletado está no laboratório de arqueologia da Unir, onde deve permanecer até ser finalizada a escavação e a identificação dos mesmos. Segundo a arqueóloga Alyne Mayra, trabalhos como esses são de extrema importância, pois evidenciam processos de ocupação pré-colonial e mostram um pouco das populações que aqui viveram e deixaram seus vestígios.
Para o superintendente Rodnei Paes, descobertas como esta nos levam a entender como viviam os povos no passado e a preservar a memória e a cultura da rica história de Rondônia.
De acordo com a diretora do Museu, Ednair Nascimento, após finalizada as pesquisas, as urnas e os esqueletos humanos irão para exposição no Museu Palácio da Memória Rondoniense, antigo Palácio Presidente Vargas, onde funcionava a sede do governo e que hoje abriga todo o acervo histórico e pré-histórico que está sob a guarda do estado.
Fonte
Texto: Pamella Rosa
Fotos: Alyne Mayra e Silvana Zuse
Secom – Governo de Rondônia
Faça um comentário