Morre Manoel Félix – o 2º presidente da história da Câmara de Ji-Paraná

Roberto Gutierrez – Morre aos 83 anos de idade, em consequência a um câncer, o segundo presidente da história da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná/RO, Manoel Félix do Nascimento. Em 2007 foi diagnosticado com um câncer no intestino. Ele operou fez todo o tratamento e parecia curado. Sete anos mais tarde o câncer voltou agressivo. Sequer químio ou radioterapia eram possíveis fazer. A família conta que os últimos dias de Manoel Félix foram de muito sofrimento. Ele morreu ontem e  o corpo dele foi enterrado na tarde de hoje na cidade de Joinville, em Santa Catarina, onde estava morando desde dezembro de 1998. 

 

Amazonense de Tefé, Manoel foi criado em Manaus, mas foi em Boa Vista, Roraima, que conheceu o amor da vida dele – Janete Silva, com quem completaria nesta terça-feira (12/12), 54 anos de casados. O casal teve seis filhos e nove netos. 

Em 1962  Manoel Félix começou a trabalhar na CEM, órgão denominado de Companhia de Erradicação da Malária, que mais tarde passou a se chamar de Sucam.  Foi como funcionário da Sucam, que em 1978 chegou com a família para morar em Ji-Paraná. Em 1982 saiu candidato a vereador e se elegeu para compor a primeira Câmara dos Vereadores. Manoel Félix acabou sucedendo João Garcia, tornando-se o segundo presidente do Legislativo municipal, isso em 1985. Foi na gestão dele que foi inaugurado ao atual Palácio Abel Neves.   

Roberto, um dos filhos, conta que o pai era uma pessoa muito boa, não sabia dizer não a um pedido de ajuda de centenas de pessoas sofridas. “Na cabeça dele, era preciso ajudar e, para ajudar precisa de dinheiro. Foi assim que meu pai se desfez de muitos terrenos que tinha e acabou ficando sem nada’, comentou Roberto. 

Com a situação financeira abalada, Manoel aceitou o convite de uma das filhas para morar em Joinville, onde viveu até seus últimos dias. 

O prefeito Jesualdo Pires manifestou nas redes sociais que Manoel Felix Nascimento era um pioneiro, homem de bem que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa de Ji-Paraná!  O atual presidente da Câmara Affonso Cândido, que sequer havia nascido quando Manoel fez história no Legislativo ji-paranaense, publicou nota dizendo que Manoel foi um exemplo de pioneiro ji-paranaense e sua atuação em prol dos valores democráticos está registrada nos anais desta Casa de Leis. 

Foto Manoel Félix usada para imprimir o santinho da campanha de deputado estadual de 1986. (arquivo de Família)
Foto Manoel Félix usada para imprimir o santinho da campanha de deputado estadual de 1986. (arquivo de Família)
Manoel Felix, de camisa branca, ao lado de do ex-vereador Dorival Bernardi  - o Polenta, já falecido. Congresso de vereadores no Nordeste.
Manoel Felix, de camisa branca, ao lado de do ex-vereador Dorival Bernardi – o Polenta, já falecido. Congresso de vereadores no Nordeste. (arquivo de Família)
Ao concluir o mandato de vereador, Manoel Félix foi trabalhar no Detran de Porto Velho,  a convite de Fauaz Nakad, diretor do Detran entre  1990 a 1993
Ao concluir o mandato de vereador, Manoel Félix foi trabalhar no Detran de Porto Velho, a convite de Fauaz Nakad, diretor do Detran entre 1990 a 1993. (arquivo de Família)
Coletiva de imprensa do presidente do Legislativo Manuel Felix ao fim da solenidade de inauguração da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná.
Coletiva de imprensa do presidente do Legislativo Manuel Felix ao fim da solenidade de inauguração da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná. (arquivo de Família)
Solenidade na Câmara do Vereadores de Ji-Paraná, presidente do Legislativo Manoel Félix e o governador de Rondônia Ângelo Angelim.
Solenidade na Câmara do Vereadores de Ji-Paraná, presidente do Legislativo Manoel Félix e o governador de Rondônia Ângelo Angelim. (arquivo de Família)
Manoel Félix durante coletiva de imprensa. à esquerda com fone de ouvido o radialista Aldenor Soares; atrás o governador Ângelo Angelim, do outro lado, atrás, o radialista Valdemar Camata
Manoel Félix durante coletiva de imprensa. à esquerda com fone de ouvido o radialista Aldenor Soares; atrás o governador Ângelo Angelim, do outro lado, atrás, o radialista Valdemar Camata. (arquivo de Família)
Antiga lateral da Câmara dos vereadores com vista para o Palácio Urupá.  Na foto o presidente da época Manoel Félix. Na época a Câmara ainda não se chamava Palácio Abel Neves.
Antiga lateral da Câmara dos vereadores com vista para o Palácio Urupá. Na foto o presidente da época Manoel Félix. Na época a Câmara ainda não se chamava Palácio Abel Neves. (arquivo de Família)

 

Roberto Gutierrez.

 

2 Comentários

  1. Meus sentimentos a toda família
    Realmente o Sr. Manuel Félix foi um político de nome. Honrou os votos recebidos…
    Época q político mostrava trabalho, ajudava a população. E saiu de cabeça erguida! Com seu nome limpo!!! Esse foi Manuel Félix…um grande amigo, pai, esposo, avô.
    Descanse em paz meu amigo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*