Anselmo destaca a importância do Grito da Terra para o fortalecimento da agricultura familiar

anselmogritoLeonice Leal – O deputado Anselmo de Jesus avaliou que o aumento de investimentos feitos na agricultura familiar, nos últimos anos, e a consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é fruto das mobilizações do Grito da Terra Brasil. No pronunciamento feito nesta terça-feira (21), no plenário da Câmara dos Deputados, o parlamentar saudou trabalhadores e trabalhadoras do campo e parabenizou a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) pela realização de mais uma edição evento.

Ao lembrar a história de lutas e conquistas, o deputado enfatizou que o crédito subsidiado para trabalhadores do campo é um estimulo à produção, incentiva permanência dos jovens no meio rural, gera renda e dignifica o trabalhador. “A agricultura familiar, não é apenas reconhecida por lei, ela também tem papel relevante na economia, no desenvolvimento social, na preservação do meio ambiente e na segurança alimentar”, disse o parlamentar.

De acordo com Anselmo, no estado de Rondônia mais de 75 mil estabelecimentos familiares contribuem de forma significativa para o fortalecimento da economia. Nos dez anos dos governos Lula e Dilma os investimentos na nessa área no estado saíram de 18 milhões para mais de 400 milhões em 2012. “Aproveito a oportunidade para creditar parte desse aumento de inclusão das famílias no Pronaf à Emater de Rondônia, revitalizada no mesmo período com incentivos do governo federal”, acrescentou.

Ele disse que os avanços precisam ser comemorados, mas a agenda agricultura familiar é continua. Segundo o parlamentar, uma área que necessita de solução urgente é o combate à violência no campo, que tem registrado números assustadores, principalmente, em Rondônia.

Protesto

Os participantes do grito vestiram túnicas pretas em protesto contra a violência no campo, cobraram agilidade do judiciário para julgar os processos que envolvem conflitos agrários. Na frente do Supremo Tribunal Federal (STF), os sindicalistas fizeram um minuto de silêncio deitados, em protesto aos trabalhadores assassinados em vários estados do Brasil.

Hoje pela manhã Anselmo participou, junto com a delegação de Rondônia, da abertura oficial do Grito da Terra na Esplanada dos Ministérios.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*