Coluna do Roberto Gutierrez

Bianco e Acir

Entre a visita de um estande e outro, durante a Rondônia Rural Show, o senador Acir Gurgacz (PDT) e o ex-prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) conversaram muito sobre política. Você deve estar curioso para saber os detalhes da conversa, né? Pois é, a única que deu para ouvir é que, ao final, quando ambos se despediram, um deles disse pro outro: “então vamos seguir essa linha”.

Projeto

Acir sai para a reeleição ao Senado e Bianco disse que está pendendo para ser candidato a deputado federal.

0800

O ex-senador Expedito Júnior participou na noite de ontem, em Ji-Paraná, de um jantar informal na casa de um empresário que fica na estrada que vai para Nova Londrina à beira de uma represa. O cardápio era carneiro recheado.

Filiações

Expedito Júnior esta filiando muita gente ao PSDB. Nos últimos dias tem feito uma correria enorme. Do jeito que ele está fazendo, quando os demais partidos abrirem os olhos, ele já capitaneou muitas lideranças.

Esperanças

Um político muito experiente comentou que, entre os políticos que têm algum impedimento para conseguir registrar uma candidatura, Expedito Júnior é o que reúne maiores chances de ter sinal verde do TSE.

Notas do Claudio Humberto

Passe de ministro também é pretendido pelo PP

Além do PSD de Gilberto Kassab, Fernando Bezerra (PSB), ministro da Integração, também é pretendido pelo PP para disputar o governo pernambucano em 2014, garantindo palanque à presidenta Dilma no Estado, contra o eventual candidato socialista Eduardo Campos. O ex-presidente Lula defende a filiação de Bezerra ao PT, ajudando o partido a se recompor após o desastre na eleição para a prefeitura do Recife.

Poço de mágoas

Eduardo Campos se irrita com o vôo solo de Fernando Bezerra, que, prestigiado por Dilma, não vê motivos para deixar o ministério.

Sem perdão

Lula acha natural a pretensão presidencial de Eduardo Campos, mas não perdoa sua aliança com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Se o PT deixar…

O PDT quer lançar candidatos ao governo do DF, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Tasso 2014

Desafeto do ex-presidente Lula, o tucano Tasso Jereissati (CE) está em plena articulação para disputar o Senado nas eleições de 2014.

Como Zavascki, escolha de Barroso é elogiada

A indicação de Luiz Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal foi tão bem recebida nos meios jurídicos quanto a do futuro colega Teori Zavascki. Especialista em direito constitucional, é considerado muito preparado e independente, politicamente neutro, sem ligações partidárias. Foi convidado nesta quinta às 11h30 pela presidenta Dilma, em reunião no Planalto com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).

Bye, bye, Berlim

Luiz Roberto Barroso iria em setembro morar em Berlim (Alemanha), onde seria professor sênior do Instituto de Estudos Avançados.

Finalmente

Desde o início do primeiro governo Lula, ministro Sepúlveda Pertence, já aposentado, luta pela indicação de Luiz Roberto Barroso para o STF.

Mercadada

Alexandre Padilha (Saúde) brecou Aloizio Mercadante (Educação), que propôs bolsa para residentes que monitorarem médicos estrangeiros.

Chanceler na berlinda

Arderam as orelhas do chanceler mosca-morta Antônio Patriota, na comissão de Relações Exteriores do Senado, ontem. Os senadores o têm como omisso, quieto, meio medroso, parece não ter o que fazer.

A ordem é melar

Parlamentares que negociam consenso para votar a PEC 37 garantem que o Ministério Público já não se importa tanto em perder poderes de investigação. A encrenca maior é para evitar o controle externo.

Fogo de palha?

Deputados do PSDB-SP garantem que o senador Aécio Neves (MG) deixou a preguiça de lado e apertou o passo rumo às eleições de 2014. Mas maldosamente duvidam que fique assim até o fim de semana.

Bandeira branca

O deputado Paulo Teixeira (SP) se reunirá segunda-feira (27) com os grupos do ex-prefeito João da Costa, do senador Humberto Costa e do deputado João Paulo, na tentativa de apaziguar o PT em Pernambuco.

Entre irmãos

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) considera a hipótese de indicar seu irmão Ronaldo Cunha Lima Filho, vice-prefeito de Campina Grande, para disputar em seu lugar o governo da Paraíba, em 2014.

A quem interessa

Relator do projeto que amplia pena para traficantes, Osmar Terra (PMDB-RS) denuncia que o megaespeculador George Soros pôs mais dinheiro no Viva Rio, grupo que apoia a descriminalização das drogas no Brasil, do que na campanha do presidente dos EUA, Barak Obama.

De mal a pior

Em reunião esta semana com o ministro César Borges (Transportes), a bancada mineira pediu duplicação da BR 381, conhecida como “rodovia da morte”, e obras emergenciais ao gargalo do Anel Rodoviário de BH.

Brasil no Parlasul

Autor do projeto que acaba com censura às biografias de celebridades, o deputado Newton Lima (PT-SP) foi eleito presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Bafômetro

O ex-presidente Lula elogiou o endurecimento da lei, de seu governo, que proíbe beber antes de dirigir. Já beber antes de governar…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*