Conferência debate questões Sociais

Conferencia-Assist-SocialAs questões sociais no Brasil vêm se agravando ano após ano com a expansão das cidades, onde se concentra a maioria da população em busca de novas perspectivas de vida. Este movimento fez crescer também a pobreza das periferias, a violência urbana, o desemprego e vários outros tipos de exclusão que requisitam o Estado para o enfrentamento desta problemática. Neste cenário ganham importância as políticas sociais governamentais. Por esta razão a esfera federal criou há oito anos o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que, agora em 2013, é o tema central da Conferência Nacional de Assistência Social, bem como de suas etapas estaduais e municipais.

Neste sentido, a prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando a sua VIII Conferência Municipal de Assistência Social para tratar deste tema – a gestão local e da efetivação do SUAS aqui no município. O evento está ocorrendo na Câmara Municipal desde o dia 6, terça-feira, e se estende até este dia 8, quinta-feira, quando serão definidos os delegados da cidade para a etapa estadual, em Porto Velho. A conferência nacional contará com representantes de todos os estados e está agendada para os dias 16 a 19 de dezembro, no auditório Ulysses Guimarães, na capital federal.

A secretária de Assistência Social, Sônia Reigota, espera que esta etapa municipal realize um balanço e promova a visibilidade das melhores ações desenvolvidas nestes 8 anos de funcionamento do SUAS em Ji-Paraná. “Queremos fazer uma boa avaliação das nossos esforços para fortalecer o SUAS desde a sua criação e continuar trabalhando com vista à efetivação das propostas do programa e também para o fortalecimento das políticas sociais”, declarou. Entre as principais conquistas ela destaca a criação no município dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro Especializado de Ação Social (CREAS) e a estruturação da própria Semas com técnicos concursados.

O vice-prefeito, Marcito Pinto, que na abertura da conferência representou o prefeito Jesualdo Pires, destacou que ao lado dos bons resultados obtidos pela competência técnica, o trabalho social do poder público em Ji-Paraná tem avançado porque é exercido, sobretudo, com muita sensibilidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*