Ji-Paraná capacita profissionais para atendimento ao autismo

Capaciatacao-Autismo Dando continuidade à atenção dispensada às crianças autistas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu na manhã de ontem (06), 26 profissionais envolvidos na modalidade especial de ensino. O objetivo foi a capacitação de professores, cuidadores e facilitares ao atendimento das crianças nas escolas da Rede Municipal e no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o Autismo (CMAEEA).

Durante toda manhã, os participantes da capacitação ouviram palestras, assistiram a um vídeo informativo e participaram de atividades em grupo. Além dos professores, cuidadores e facilitadores participaram do evento duas fonoaudiólogas e três assistentes sociais.

“O nosso objetivo é fazer com que os profissionais entendam o que é o autismo e o que fazer para que as crianças autistas tenham um melhor desenvolvimento”, explicou a gerente de Educação Especial da Semed, Maria Cecília Corrêa de Souza.

 

Troca de experiência

Para Carla Meguo,facilitadora do Centro e mãe de uma das crianças, a troca de experiência entre os profissionais que trabalham com os autistas é muito importante, uma vez que a deficiência se manifesta em graus diferentes variando caso a caso, dificultando assim uma metodologia de trabalho mais abrangente.

“Trocando experiências, a gente aprende como lidar com algumas situações que já foram vivenciadas por outr colega. Acho muito importante este tipo de atividade porque temos muitas dúvidas, principalmente em como lidar com o comportamento atípico de algumas crianças. Através das palestras e vídeos a gente adquiri habilidades para trabalhar melhor com eles”, disse a mãe do Igor, de 8 anos de idade.

Carla destacou também o trabalho que vem sendo desenvolvido no Centro de Atendimento ao Autismo. Para ela, “uma coisa simples como o fato de a nova casa não ter escadas, é uma vantagem enorme para quem cuida das crianças. A gente trabalha menos preocupada e as crianças têm muito mais espaço”.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*