Estado e município assinam convênio para reduzir acidentes no entorno das escolas de Porto Velho

Reunião apresentação Plano Sinalização do Trânsito PVH 18-05-36

O governo de Rondônia e o município de Porto Velho firmaram convênio para implantar um Plano de Sinalização de Trânsito no entorno de escolas da capital. O projeto é um avanço nas ações voltadas para reduzir acidentes e fortalecer a cultura da paz nas ruas. O projeto foi apresentado, nesta segunda-feira (18), ao governador Confúcio Moura, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O plano custará cerca de R$ 5,5 milhões, que serão gastos com faixas de pedestres, faixas elevadas e semáforos, inclusive com botoeiras, que são os equipamentos que permitem ao pedestre acionar quando for cruzar a via com segurança. Os recursos são do estado, através do Detran. A execução compete à Prefeitura.

As intervenções serão feitas em frente às escolas e no entorno delas. O objetivo é fazer com que a sinalização indique com antecedência ao motorista que naquele ambiente circulam estudantes. Para o governador Confúcio Moura, a economia de vidas é o fator motivador da iniciativa. Como médico, ele disse que todo acidente, por menor que seja, traz algum prejuízo para a vítima.

Ele também comemorou os números expressivos da redução de acidentes com vítimas obtidos a partir do início da Operação Lei Seca. Juntamente com outras iniciativas, este tipo de fiscalização serviu para tirar a capital da liderança neste tipo de ocorrência. Atualmente, Porto Velho ocupa o 22º lugar neste ranking.

O prefeito da capital, Mauro Nazif, afirmou que é grato ao governo de Rondônia pelas parcerias firmadas para melhorar o trânsito e propôs a criação de uma sala de situação para tratar dos problemas desta área. Segundo ele, estado e município atuaram juntos na enchente histórica de 2014, que chegou ao final sem nenhuma epidemia ou morte relacionada ao fenômeno.

PRIORIDADE

A educação no trânsito é uma prioridade do governador Confúcio, segundo o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque. “Rondônia tem conquistado avanços neste campo. Continuamos trabalhando para que a cultura do respeito à vida prevaleça”, afirmou.

Técnicos do Detran e da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran)   apresentaram a situação do tráfego e dos acidentes na capital, mostrando que a frota segue em crescimento. Atualmente, a média é de um veículo a cada duas pessoas, média superior à nacional. Mostraram ainda que a inadimplência ainda é grande e que as estatísticas indicam onde devem ocorrer as intervenções prioritárias.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom Governo de Rondônia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*