Implantação do Ifro em Jaru é pretensão de Lazinho da Fetagro

IMG-20150515-WA0014Novo diálogo para a implantação do Instituo Federal de Rondônia (IFRO) no município de Jaru aconteceu na última quinta-feira (14), entre a Pro Reitora de Ensino Maria Fabíola Morares, o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), o secretário municipal de educação Leomar Lopes e o assessor jurídico da secretaria, advogado Rooger Taylor.

O deputado Lazinho da Fetagro, entusiasta e incentivador desta proposta, conta que o município de Jaru poderá ganhar em breve a unidade de educação profissional e tecnológica. “A expectativa é para o segundo semestre deste ano”, anunciou. Para isso, comprometeu-se em sensibilizar forças políticas do Estado – deputados estaduais, governo do estado, deputados federais e senadores – para contribuírem com a consolidação deste projeto.   “A efetivação do IFRO em Jaru é importante para a comunidade escolar. Centenas de alunos poderão ter acesso à educação profissional e tecnológica”, pontuou.

O secretário Leomar Lopes lembrou que a iniciativa de implantar a unidade avançada no município partiu da prefeitura de Jaru; e ressaltou que a prefeitura já doou um terreno para abrigar as instalações do Instituto Federal. “Estamos à disposição para que esse importante projeto possa ser concretizado”, afirmou.

Na ocasião, o deputado e o secretário também solicitaram a implementação de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para fortalecer a educação do município de Jaru, ampliando a oferta de cursos de educação técnica profissional.

Lazinho da Fetagro defendeu o início dos cursos do Pronatec por “incentivar a formação e qualificação e ampliar as oportunidades profissionais para os interessados em ingressar no mercado de trabalho”.

Os cursos do Pronatec visam a atender pessoas maiores de 15 anos; trabalhadores, agricultores familiares, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; desempregados; pessoas com deficiências; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; estudantes matriculados nas escolas públicas, inclusive na educação de jovens e adultos; entre outros.

De acordo com a Pro Reitora Maria Fabíola, alguns procedimentos devem ser efetivados para a implantação do Instituto e seus cursos. A Pro Reitora confirmou que  as obras da construção do Campus e os cursos do Pronatec poderão ter início a partir do segundo semestre deste ano de 2015.

O IFRO já beneficia centenas de pessoas no município com cursos à distância nas áreas de Informática, Finanças e Agente Comunitário de Saúde. “Já existe a modalidade á distância. Queremos a implantação definitiva do Instituto”, reforçou o secretário Leomar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*