Plantio de Ipê abre semana de Museus em Ji-Paraná

DSC_0127O plantio de mudas de Ipê nos arredores do Museu das Comunicações Marechal Rondon,  por estudantes da rede municipal marcou a abertura da 13ª Semana de Museus em Ji-Paraná. O evento organizado pela Fundação Cultural do Município segue uma programação nacional instituída pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.

O tema deste ano é a apresentação do museu para uma sociedade sustentável. Para isto foram firmadas parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Eletrobrás e Ministério da Cultura, visando sensibilizar os visitantes para a importância de a sociedade viver em harmonia com o meio ambiente.

Na abertura, além da arborização nas proximidades do Museu, foi ilustrado para os visitantes como o descarte inadequado do lixo pode prejudicar o cotidiano das pessoas. Nesta apresentação as pessoas que entram no Museu tem a sensação de que estão dentro de um saco de lixo e deparam-se com diversos tipos de resíduos.  A intenção, segundo a Kátia Casula, Secretária Municipal de Meio Ambiente, é instigar nas pessoas praticas saudáveis com o descarte correto do lixo que é produzido diariamente.

Keila Barbosa, Presidente da Fundação Cultural, lembrou que durante toda a semana haverá uma programação diferenciada e que voltada contribuir para uma mudança de postura da sociedade quanto aos cuidados com o meio ambiente.

Durante a Semana, o Museu Marechal Rondon, estará aberto ao público d às 8 horas às 18 horas, sem intervalo, recebendo alunos e professores de todas as escolas municipais, estaduais, privadas e também acadêmicos das instituições de ensino superior.

Presente na abertura, o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), convidou a população para prestigiarem a programação alusiva ao Museu e ressaltou que a vinda ao Museu Marechal Rondon é uma visita ao passado de Ji-Paraná. “Aqui está registrado fatos marcantes da  história da nossa cidade. Que não conhece nosso museu, não pode perder essa oportunidade”, convidou.

Programação:  Na terça-feira, dia 19, a Eletrobrás apresenta no museu a Exposição Unidade Móvel Itinerante de Eficiência Energética. O principal objetivo desta unidade é promover mudanças de hábito e conscientização sobre o uso racional de em energia.

Para quarta-feira, a presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa fará uma mesa redonda no Teatro Dominguinhos, a partir das 14hs, com uma palestra de Angelita Coelho, bióloga e mestre em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre. A secretária Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná, Kátia Regina Casula será a mediadora. A mesa redonda e a palestra, abordará a implantação da agenda 3P – Agenda Ambiental na administração Pública. O programa pertencendo ao Ministério do Meio Ambiente pretende promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público. O encontro é aberto à toda a comunidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*