Polícia Militar muda estratégia do policiamento comunitário em Porto Velho

operacao PM Garra - FOTO PM (1)

Bases serão apenas apoio para policiais, que estarão nas ruas

Nenhuma Base de Policiamento Comunitário foi fechada em Porto Velho. A informação é do coronel Ênedy Dias de Araújo, coordenador regional de policiamento  da Polícia Militar. Ele explica que, a partir de agora, as bases servem apenas de ponto de apoio aos policiais de plantão.

“Se o prédio estiver fechado é porque os policiais estão fazendo ronda ostensiva pelas ruas do bairro”, diz o oficial. Ele assumiu o setor no dia 2 de março e promoveu mudanças na metodologia de trabalho nas Bases de Policiamento Comunitário (BPC) para melhor atender a comunidade.

O coronel Ênedy tem vasta experiência no policiamento comunitário, pois já comandou os batalhões da PM nas cidades de Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes. Sob sua jurisdição estão os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Segundo o militar, foram feitas mudanças operacionais que afetaram as Bases de Policiamento Comunitário. Com as alterações, o policial deixa de fazer o trabalho estático reativo, em que só intervém depois que o crime acontece. Agora, atua mais na forma preventiva, evitando que o delito aconteça. “Tiramos o policial que cumpria o plantão dentro da base e o colocamos na rua, numa atividade de prevenção. Sua presença na rua irá inibir o crime e dará maior proteção ao cidadão”, afirmou o coronel.

A nova metodologia faz com que os policiais passem 20 minutos percorrendo o bairro num veículo. Ao final deste tempo, a equipe retorna para a base, onde permanece o mesmo período. A operação se repete até que seja concluído o plantão de 12 horas.

190

O coordenador explica se acontecer algum fato que necessite da presença da PM, o cidadão deve ligar para o número 190 que a ocorrência será atendida por uma patrulha. A equipe da ronda móvel preventiva não pode se ausentar o bairro onde fica a base de apoio.

Em Porto Velho existem cinco Bases de Policiamento Comunitário, que estão localizadas nos bairros Caladinho, Cohab Floresta, 4 de Janeiro (Crato), Jardim Santana e Terminal Rodoviário. Segundo o coronel Ênedy, a Companhia de Operações Especiais (COE), que tem sede no bairro Cohab, também funciona como uma BPC, pois tem plantão 24 horas e atende a comunidade em suas demandas. As bases funcionam 24 horas por dia.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: PM-RO
Decom – Governo de Rondônia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*