Sistema Fecomércio apoia iniciativa do senador Acir Gurgacz e mobiliza empresários para caravana ‘Pró-319’

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) apoia a iniciativa do senador Acir Gurgacz (PDT) em mobilizar a classe empresarial e política da região para aderir ao movimento “Pró-319”, que visa agilizar a reconstrução da BR 319 (Porto Velho-Manaus), bem como evitar a paralisação das obras na rodovia, anunciada no último dia 10 de outubro pelo IBAMA após notificar e multar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) por atividades irregulares na recuperação e manutenção da BR.

Em discurso na tribuna, o senador convocou para o próximo dia 26 de outubro uma caravana composta por parlamentares da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), empresários e jornalistas, saindo de Porto Velho rumo a Manaus. Fazem parte do movimento a Federação do Comércio (Fecomércio), Federação da Indústria (Fiero), Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Facer, Faperon, Suder, Seagri e Detran.

De acordo com informações dos próprios órgãos, aproximadamente 300 quilômetros da BR não possuem mais nenhum tipo de pavimentação e com a obra de restauração que estava sendo feita pelo DNIT suspensa pelo IBAMA, que multou o órgão em mais de 7,5 milhões por danos ambientais, ficará sem nenhuma condição de tráfego.

O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, considera que o movimento tem que demonstrar força e coesão do setor produtivo. Ele observa que neste sentido foi encaminhada a todas às Federações do Comércio da região Norte correspondência pedindo adesão e apoio nesta campanha, mobilizando também as bancadas federais daqueles estados.

Raniery Coelho informa que tem mantido contato com o senador Acir Gurgacz (PDT), a quem parabenizou pelo trabalho de mobilizar a bancada do Norte e outros deputados. “Temos o dever de destacar quem realmente luta pelo nosso Estado e defende a nossa economia, e o senador Acir tem sido um destes imponentes lutadores, especialmente no trato com a viabilidade da BR 319”, disse, comentando que o senador tem usado a tribuna do Senado para criticar a atitude do IBAMA e exigir uma resolução ao problema, para que as obras de recuperação não parem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*