Cassado mandato do presidente da Câmara de Candeias do Jamari

Neilton Bento Santos é natural de Monção/MA, foi eleito em 2012 pela coligação Por Amor a Candeias.
Meire Magalhães Gusmão
Meire Magalhães Gusmão passa a ser a única mulher atuando na Câmara

Por seis votos a dois a Câmara dos Vereadores de Candeias do Jamari, em Rondônia, cassou o mandato do vereador-afastado Neiton Bento (PSD) durante sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira. Neilton era presidente da Câmara e foi afastado do cargo no ano passado. Meire Magalhães Gusmão foi empossada em definitivo  como vereadora.

Pesaram contra o vereador cassado falsificação de documentos públicos, falsificação de assinaturas, manipulação de contratos, desvio de verbas e extorsão.

Em meados de dezembro os vereadores afastaram Neilton do cargo de presidente e elegeram nova mesa diretora.  Na presidência ficou o vereador Antônio Serafim da Silva Junior, o Júnior Silva, que foi relator no processo que apurou os crimes praticados por Neilton.

Votaram a favor do relatoria que pedia a cassação Júnior Silva, Miguel Kelvian Torres Sena, Carlos Cézar Carvalho Frota, Benjamim Pereira Soares Júnior, Antônio Ferreira de Brito e Meire Magalhães Gusmão.

Votaram contra a cassação, João Evangelista Moraes Gadelha e Antônio Pereira de Sousa. Ele substituiu o Vereador Lúcio Leonardo Rojas Medrano, impedido de votar por ser o Vereador denunciante.

Íntegra das denúncias

  • Proibição de acesso a informações que obrigatoriamente deveriam ser públicas (infração da Lei 12.527) conforme comprova Penalidade imposta pelo TCE-RO ao Vereador Neilton Bento Santos amplamente divulgadas pelos meios de comunicação;
  • Direcionamento de Licitações (Infração da Lei 8.666 – Licitações) em especial nos processos 006/2014/CMCJ que tratam da obra de reforma realizada na Câmara Municipal de forma ilegal haja vista que o acesso aos demais processos foi negado pelo Vereador Neilton Bento Santos;
  • Falsificação de documentos para realização de despesas pelo Vereador Neilton Bento Santos;
  • Ato 007/CMCJ/2014 ilegal do Vereador Neilton Bento Santos cancelando concurso público da Câmara Municipal de Candeias do Jamari com o objetivo de beneficiar-se das nomeações de servidores em cargos comissionados;
  • Criação de cargo comissionado de forma ilegal pelo Vereador Neilton Bento Santos;
  • Nomeação ilegal de Servidor na Câmara Municipal assinada pelo Vereador Neilton Bento Santos; Extorsão de servidores públicos realizada pelo Vereador Neilton Bento Santos.

Ao fim da votação a vereadora Meire Magalhães Gusmão foi empossada em definitivo  como vereadora na vaga deixada pelo vereado cassado.

Da redação Roberto Gutierrez – Folha de Rondônia News

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*