Prefeitura de Ji-Paraná cumpre mais uma etapa do PAA na próxima semana

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) levará adiante na próxima quarta-feira (17), no Feirão do Produtor, a partir das 8 horas da manhã, mais uma etapa importante de distribuição de alimentos. Coordenado em Ji-Paraná pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e com o programa Mesa Brasil, do Sesc, a iniciativa vai atender nesta data 30 entidades entre creches municipais, escolas estaduais e municipais, organizações não governamentais, além do Hospital Municipal de Ji-Paraná, Centro de Convivência do Idoso e unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A expectativa é nesta ocasião coordenar a entrega de cerca de 500 kg de víveres.

Para preparar as ações deste dia 17 a Semagri convocou nestes dias 11 e 12, no auditório da Secretaria, no Primeiro Distrito, uma reunião com as entidades beneficiadas e com os produtores rurais que fornecerão os gêneros alimentícios. Nestes dois momentos, a equipe coordenada pelo secretário municipal de Agricultura, Paulo Sérgio Ribeiro, repassou as recomendações e várias orientações para que tudo transcorra bem e a operação no Feirão do Consumidor, como das vezes anteriores, aconteça sem maiores problemas.

Ao todo 30 entidades cadastradas no programa serão atendidas por 89 produtores rurais, também cadastrados. Elas receberão verduras de vários tipos, ovos de galinha e de codorna, carne de peixe e de frango, frutas, legumes, pães, bolos, biscoitos, mandioca, batata e outros alimentos. A maioria dos produtores levará sua produção diretamente ao Feirão, com exceção daqueles localizados em Nova Londrina e na Linha 90, que contarão com a ajuda do caminhão da Semagri para trazer os mantimentos até o local. “O PAA é um grande programa do governo federal porque reúne quem produz, quem é beneficiado e o poder público municipal. O prefeito Jesualdo nos pede sempre uma atenção especial à agricultura, em particular à agricultura familiar. Este é o segundo ano que a nossa Secretaria executa este programa aqui na cidade, com muito êxito. Ficamos um pouco sentidos com a redução de 30% do orçamento por parte do governo federal, o que nos impede de servir mais entidades com mais alimentos e envolver mais produtores”, declara Paulo Sérgio. Ainda segundo o secretário a estimativa este ano é trabalhar com mais de 5 mil pessoas envolvidas neste programa, direta e indiretamente. “É importante frisar que este é um recurso que permanece em Ji-Paraná, com as famílias dos produtores rurais e com as entidades, que também ficam aqui. Isso também contribui bastante para aquecer a economia do município”, complementa Paulo.

O PAA gera, ainda, outro benefício junto aos produtores, uma vez que exige que os mesmos estejam completamente legalizados e tenham a capacidade de emitir notas fiscais ao vender seus produtos. Para facilitar esta tarefa, a Semagri estruturou um serviço que simplifica tarefa ao possibilitar que o talão de notas possa ser obtido na sede da própria secretaria. Com esta logística e de posse de um cartão magnético identificador, eles recebem os pagamentos que são depositados diretamente em conta bancária devidamente identificada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*