Coluna do Roberto Gutierrez: Incertezas que a gente tem certeza

Fuverki fora da prefeitura?
O competente secretário de Saúde de Ji-Paraná/RO, Renato Fuverki, poderá não estar mais no cargo a partir de janeiro próximo. Há quem diga que ele pretende abrir mão do cargo para cuidar das empresas dele. Outra corrente aposta na possibilidade de que Renato se torne secretário de Fazenda a partir de 2017. Uma coisa é certa: Jesualdo Pires dificilmente abrirá mão da colaboração do Renato.

Eleição para mesa diretora
Os vereadores reeleitos, Affonso Cândido da Mabel (DEM) e Lorenil Gomes (PTB), são os nomes que se despontam rumo à sucessão da presidência da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná.

Favorito
Apesar de Lorenil fazer parte da base aliada do prefeito Jesualdo Pires (PSB), de pertencer ao PTB, que tem como presidente o secretário de Administração Jair Marinho, a maioria das apostas dá vantagem a Affonso da Mabel.  O peso para a formação desta mesa diretora está nas mãos dos vereadores recém-eleitos, cuja renovação da casa foi de 60%.

Nilton Cézar entra para a história
Após três mandatos consecutivos à frente da presidência da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná, Nilton Cézar Rios (PSB) que não saiu candidato à reeleição, entra para o rol dos bons presidentes que se notabilizaram não só pela lisura, como pelo equilíbrio de posições. Nesta galeria de grandes presidentes estão o médico Manoel Lopes Lamego, o empresário Paulo Roberto Anderson e o saudoso Antônio Lázaro Moura.

Mudanças antes da posse
Há esperança para quem ficou de fora. Pelo menos é isso que move o desejo de alguns não eleitos. Segundo ronda nos corredores da Justiça Eleitoral de Ji-Paraná, pelo menos dois vereadores devem perder o registro ou ter a eleição cassada. Os motivos, até então, são mistério. Os mais otimistas, dizem que esse número poderia ser maior, pois estaria em questão, pendengas até de prestação de contas. Até o momento, isso tudo não passa de especulação.

Bom pra cachorro
José Cicero Rocha, um ji-paranaense muito criativo, deve entrar para o seleto clube de inventores. Ele está patenteado um invento nada convencional: um aparelho de ar-condicionado para casinhas de cachorro e de gato. O aparelho tem capacidade de 3Btus, mas a forma de como ele funciona, é o grande segredo industrial.

Duplo sentido

Manchete de um jornal paulista: ‘Roseana Sarney vira ré por rombo no Maranhão’. Francamente, você não acha que essa notícia não tem duplo sentido?

Fundação Ji-Cred

A Fundação Ji-Cred é uma instituição não-governamental que praticamente não aparece na mídia, mas que presta belos serviços socais em Ji-Paraná.  É muito difícil encontrar alguém em Ji-Paraná que não tenha ouvido falar sobre o projeto Sonho Meu, mas, a maioria sequer faz ideia que é a Fundação Ji-Cred, por meio da cooperativa de Crédito Ji-Cred, a responsável por tudo isso. Desde 2003 a Fundação Ji-Cred cuida de crianças e prova que é possível promover socialmente a qualidade de vida das pessoas.

Agricultura ou Fundiária?

Comenta-se que o deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO) participara da administração do prefeito Jesualdo Pires indicando um secretário municipal. A dúvida dos curiosos de plantão está na secretaria de Agricultura ou na secretaria de Assuntos Fundiários.

Acir no PMDB?…
O jornalista Robson Oliveira disse hoje, em seu artigo na coluna Resenha Política, de que o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) está avaliando a possibilidade de trocar de partido para evitar que seja surpreendido com a obrigatoriedade do PDT em apoiar Ciro Gomes a presidente da República. O senador rondoniense já assuntou o PR, PMDB, PSDB e PSB. Como poderá mudar de partido sem perder o cargo – já que o STF decidiu que detentores de cargos majoritários podem trocar de partido sem ferir a regra da fidelidade partidária, Gurgacz tem até início de outubro do próximo ano para decidir a legenda a qual ingressará para disputar o Governo de Rondônia. As negociações começaram, finaliza a nota de Robson Oliveira.

Difícil de acreditar, mas…

Em política tudo é possível, mas, ver Acir fora do PDT, com toda a estrutura que montou, me parece mais uma impossibilidade filosófica do que uma condição da política.

 

Manche que o jornais não deram por falta de imaginação: “Agora Fodeu’ Trump presidente.

Trump presidente dos Estados Unidos era o cavaleiro do Apocalipse que faltava para pôr mais lenha na fogueira nas relações dos Estados Unidos.

Deu Donald Trump

Que fique bem claro uma coisa: o Instituto Phoenix não cobriu as pesquisas nos Estado Unidos. Juvenil Coelho está em Ji-Paraná realizando um prêmio de consagração a notoriedades regionais.

 

Câmara de Ouro Preto

O vereador reeleito Serginho Castilho (PRP) articula para ser presidente da Câmara dos Vereadores de Ouro Preto do Oeste. O concorrente dele é campeão de votos e estreante na política Jota Rabelo (PTB).

Serginho Castilho conta com o apoio de nomes que tiveram apoio declarado do prefeito Alex Testoni: Ivone Vicentin (PMDB), Celso Coelho (PRP), além de Edis Farias (PSD).

Jota Rabelo conta com Eudes Venâncio (PRP), Jefferson Silva (PMDB) e Delísio Fernandes (PSB).

Bruno Brustolon (PSDC), que é estreante, que foi a maior surpresa nestas eleições apesar de ser o menos votado, e que tem fortes ligações com o ex-prefeito Braz Rezende, é tido como o voto minerva. Ou seja, para o lado que ele pender, representará a vitória. Informações dão conta que Bruno teria sido ‘seduzido’ pelo grupo que dá sustentação a Sérgio Castilho.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*