Sinal analógico de TV será desligado em Porto Velho em 2018

Roberto Gutierrez – O sinal analógico de TV aberta em Porto Velho, Rondônia, será desligado em novembro de 2018, segundo indica o cronograma de desligamentos em todo o País anunciados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O cronograma para Rondônia indica apenas as cidades de Porto Velho e Candeia do Jamari. A Folha de Rondônia News entrou em contato com a Anatel, que explicou que o desligamento será igual para as demais cidades, isso porque na maioria dos casos, a geradora de programação fica na capital, nos demais municípios, são repetidoras, sendo que, boa parte delas, já está operando com sinal digital e mantém ainda o sinal analógico para alimentar as TVs de tubo, LCD, Plasma e as de Led quem vêm com as duas linguagens de recepção.

Quando o sistema analógico estiver desativado, a TV que não tiver recepção digital, terá que ser ligada a um codificador de sinal.

Por que TV Digital?

A mudança de sistema está acontecendo em todo o País por dois motivos: Primeiro porque o governo brasileiro decidiu implantar o sistema digital para TV aberta. Em segundo, porque o governo teve que implantar o sistema de TV digital porque vendeu o espaço de frequência modulada de TV para empresas que vão ocupar essa banda para ampliar o sistema 4G no País.

O desligamento do sinal analógico no Brasil é determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Isso já aconteceu e vem acontecendo em várias cidades. Na próxima quarta-feira, por exemplo, será a vez das cidades de Salvador e Fortaleza terem desligado o sistema analógico de tv.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*