Informe da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná

A 3ª sessão ordinária de 2019 da CMJP foi presidida pelo vereador Affonso Cândido (DEM) e secretariada pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB).

Marcelo Lemos (PSD)

Coleta de lixo

O vereador Marcelo Lemos usou a tribuna para mais uma vez apontar falhas no recolhimento do lixo doméstico prestado pela empresa Colpeza, que possui contrato com a Prefeitura de Ji-Paraná para executar o serviço. Segundo o vereador, a coleta está deixando de ser realizada em vários bairros, provocando reclamações de moradores, principalmente no Primavera e JK.

Caminhões parados

Em outro ponto do pronunciamento, ele afirmou que a manutenção dos caminhões não está sendo realizada e que funcionários pedem demissão por atraso de salário. O vereador acrescentou que o contrato com a Colpeza vai até o fim de 2019 e que ainda não foi aberto um processo para escolha de outra empresa.

Du Galdino (PSDB)

Rua Avenca

Du Galdino afirmou que estão assegurados recursos de R$ 150 mil para asfaltar a rua Avenca no bairro Santiago, no 1º distrito, obtidos com emendas do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB). De acordo com o vereador, o dinheiro está na conta da Prefeitura de Ji-Paraná para execução da obra. Ele pediu apoio da Câmara dos Vereadores para acompanhar o processo para que a pavimentação inicie logo e beneficie os moradores do bairro.

Bosques dos Ipês

O vereador tucano também pediu apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Semosp, para realizar serviços garantam o escoamento das águas da chuva no bairro Bosques dos Ipês. Da tribuna, Du Galdino sustentou que a água tem inundado algumas vias na parte baixa do bairro.

Lorenil Gomes (PTB)

Caerd I

Ao tratar da audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (18), no plenário da CMJP, para discussão da concessão para captação e distribuição de água em Ji-Paraná, o vereador Lorenil Gomes adiantou que a Caerd ou outra empresa que vier a assumir o serviço deve cumprir cláusulas no contrato que garantam o fornecimento de água sem interrupção.

Caerd II

Gomes afirmou que a companhia tem desrespeitado as leis ao deixar parte da população sem água, atrasar novas ligações e religações e em não recuperar as ruas. O vereador também propôs que parte da arrecadação, em torno de R$ 1,5 milhão, possa ser reinvestida no município para melhorar os serviços oferecidos à população.

Edivaldo Gomes (PSB)

Recuperação de ruas

As avenidas Aracaju e Sena Madureira, ambas no bairro Nova Brasília, no 2º distrito, serão recuperadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A decisão foi anunciada pelo vereador Edivaldo Gomes, na sessão ordinária de terça-feira (12), após se reunir nesta semana com o titular da pasta, Cleberson Littg Bruscke. Gomes detalhou trechos que serão recuperadas nas vias públicas e pediu a compreensão de moradores até que os trabalhos tenham início.

Izaias Arnica (PSB)

RO-133

Como resultado da visita ao Departamento de Estadual de Estradas de Rodagem (DER), em Porto Velho, o vereador Izaias Arnica garantiu que está no cronograma do órgão a recuperação da RO-133, rodovia estadual que permite acesso ao Aeroporto José Coletto e ao Distrito de Nova Colina. De acordo com o parlamentar, o percurso até o aeroporto está deteriorado e prejudica a imagem do município diante de pessoas que chegam a Ji-Paraná.

RO-135

Arnica acrescentou que os trabalhos de recuperação do DER vão se estender à RO-135 que liga ao Distrito de Nova Londrina, que também tem provocado reclamações de motoristas por causa de buracos na pista.

Recapeamento da T-23

 Izaias Arnica garantiu que o recapeamento da rua Cedro (T-23) no bairro JK, no 2º distrito), deve iniciar após o fim do período chuvoso. Em recente com contato com a Semosp, o vereador confirmou que os trabalhos para recuperação da via pública devem começar logo.

Ida Fernandes (PV)

Saída de secretário

A vereadora Ida Fernandes lamentou saída do secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki, nesta semana. Segundo ela, Fuverki contribuiu muito para ampliar e melhorar os serviços de saúde em Ji-Paraná e região, com medidas acertadas nas UBSs e Hospital Municipal Claudionor Roriz.

Novo CCI I

O pedido para instalação de uma segunda unidade do Centro de Convivência do Idoso no 1º distrito foi aprovado pelo plenário da CMJP. O requerimento é de autoria do vereadora Ida Fernandes, que argumenta que a demanda por recreação e assistência ao idoso cresceu muito CCI do 2º distrito.

Novo CCI II

De acordo com a vereadora, por causa dos serviços oferecidos aos idosos mais de 500 pessoas frequentam o local. Ida Fernandes adiantou que a prefeitura possui prédios que podem ser utilizados para instalar o segundo CCI.

Cláudia de Jesus (PT)

Audiência pública

A vereadora Cláudia de Jesus lembrou da passagem do Dia Internacional da Mulher e reafirmou a importância da data para todas mulheres. A petista voltou a convidar a população para participar da audiência pública que discutirá a concessão dos serviço de fornecimento de água para a Caerd que será realizada na próxima segunda-feira (18).

Projetos discutidos e aprovados em votação única

– Projeto de Lei nº 3792/2019 (2838 de origem) que “Organiza e Disciplina o Sistema de Contabilidade Municipal, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei nº 3791 que “Declara de Utilidade Pública a Associação Carisma em Ação”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*