Aeroporto de Ji-Paraná ganha estação meteorológica

Ludmila Lucas – O anúncio foi feito pelo secretário Nacional Ronei Saggioro de Glanzmann, da Secretaria Nacional de Aviação Civil, em visita de cortesia na Comissão de Infraestrutura, nesta terça-feira (20/08).

Orçado em R$ 12 milhões, a estação confere mais segurança aos voos, já que o equipamento emite informações sobre visibilidade, pressão atmosférica, temperatura, vento e umidade. A medição será automática, realizada 24h/dia.

“O equipamento garante mais segurança nas operações aéreas e mais precisão sobre as condições climáticas. A medição será 24h por dia, portanto, os pilotos saberão em tempo real as condições de pouso na pista, o que torna o voo muito mais seguro e reduz a taxa de cancelamentos. Como o aeroporto José Coleto opera somente no modo VFR, isso é, no modo visual, essas informações são de suma importância”, explicou o senador Marcos Rogério.

O secretário também apresentou balanço sobre o andamento dos projetos de construção dos novos terminais nos aeroportos regionais. Em Cacoal, o processo de licitação para escolha da empresa já está em fase final. No caso de Ariquemes, a empresa contratada para elaborar o projeto é a Infraero, que terá um prazo de 90 dias para apresentar o projeto.

“Em Ji-Paraná, o projeto do novo terminal já está em fase final. Contudo, a construção do estacionamento não está no planejamento. Fiz o pedido ao município para incluir no projeto e vamos trabalhar junto à SAC para que seja firmado um novo termo de compromisso”, explicou o senador.

A estimativa é de que com a inclusão do estacionamento, as obras no aeroporto cheguem a R$ 15 milhões. Os recursos já estão garantidos e foram viabilizados por interlocução do senador Marcos Rogério. “Havendo a entrega do projeto por parte do estado, será dado início ao processo de licitação para contratação da empresa que vai executar o serviço”, ressaltou.

A pedido do senador, o aeroporto de Vilhena também será contemplado com plano de investimentos. A expectativa é de que no próximo ano já seja liberado o financeiro.

Sobre o aeroporto de Porto Velho, Marcos Rogério solicitou na última semana obras de manutenção na pista, após vistoria identificar fissuras na capa asfáltica. “A Infraero já está fazendo o trabalho de recuperação. O senador Marcos Rogério sempre foi muito diligente com a situação dos aeroportos, e nos passou essa informação de que havia problemas na pista e de imediato iniciamos os trabalhos”, esclareceu Glanzman.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*