Desnutrição do paciente oncológico é tema de audiência

A triagem permite detectar o paciente com risco nutricional e trata-lo antes que entre em um quadro de desnutrição.
A triagem permite detectar o paciente com risco nutricional e trata-lo antes que entre em um quadro de desnutrição.

Carolina Camilo – Com o objetivo de discutir a discutir a desnutrição do paciente oncológico, a Comissão de Seguridade Social e Família promoveu na tarde desta terça-feira (15) uma audiência pública, com a presença de representantes da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral, Atenção à Saúde Ministério da Saúde, Instituto Oncoguia, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), da Associação Brasileira de Nutrologia e Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

O requerimento para a realização do evento é da deputada federal Silvia Cristina (PDT),  destacou a importância do debate. “Mais de 50 % dos pacientes internados sofrem deste mal. O evento tem o intuito de sensibilizar as autoridades públicas sobre a necessidade da nutrição alimentar nestes pacientes”, afirmou.

Um dos fatores relevantes para o sucesso do tratamento oncológico, segundo a deputada, é o estado nutricional do paciente, e neste campo os dados apontam uma realidade preocupante no País. “Pensando em melhorar as condições do paciente oncológico, 45 instituições de 16 estados e do Distrito Federal construíram o primeiro inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica (IBNO), visando identificar o perfil nutricional do paciente oncológico na hora da internação, de maneira a permitir que se estabeleça o melhor momento e a forma mais apropriada de intervenção nutricional para este grupo. A triagem nutricional permite detectar o paciente com risco nutricional e trata-lo antes que entre em um quadro de desnutrição”, comentou Silvia Cristina, ressaltando que a “desnutrição provoca a morte de 20% dos pacientes”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*