Morre professor Chaguinhas, que ajudou catalogar ilhas do Arquipélago das Cabaçaranas

Professor Chaguinhas ajudou a catalogar as ilhas do rio Machado, as quais foram denominadas de Arquipélago das Cabaçaranas, num percurso que compreende de Presidente Médici a Ji-Paraná. 

 

Roberto Gutierrez – Foi sepultado na manhã de hoje o professor e turismólogo Francisco das  Chagas Souza, o professor Chaguinhas. Ele morreu na tarde da última quinta-feira, em Porto Velho, vítima de problemas pulmonares. O professor estava com 66 anos de idade.  Em razão dos protocolos de segurança por conta da pandemia do Covid-19, o velório foi durou duas horas e foi restrito à família. Nos últimos anos  trabalhava como assessor na Assembleia Legislativa de Rondônia.

Em 2019, em uma grande entrevista que deu ao jornalista Sílvio Santos, o Zékatraca, do Diário da Amazônia, Chaguinhas  contou que veio para Rondônia em 1983, na época do governo reformador do Coronel Jorge Teixeira.

Chaguinhas (…) “Costumo dizer que sou dos poucos homens, que veio atrás de outro homem, pois, vim pela figura do Coronel. Minha família é a esposa, duas filhas, duas irmãs e os sobrinhos. Todo mundo enfronhado na cultura de Rondônia. Na época trabalhei uma temporada em Costa Marques como professor, depois mergulhei na área de turismo por acidente”.

Chaguinhas foi assessor na área do turismo nas prefeituras de Costa Marques e na prefeitura de Ji Paraná quando Acir Gurgacz era prefeito. Ele acabou se especializando em turismo e descobriu que essa era a vocação dele.

Foi nessa época que Chaguinhas  catalogou as ilhas do rio Machado, as quais foram denominadas de Arquipélago  Cabaçaranas, num percurso que compreende de presidente Médici a Ji-Paraná.

O professor Chaguinhas estava concluindo um livro cujo tema estava relacionado à saga dos nordestinos na Amazônia, em especial, Rondônia.

A entrevista do professor Chaguinhas, conforme narrou o Zékatraca, foi por sugestão do turismólogo Saulo Giordani.
Zékatraca conta que, conversar co Chaguinhas foi um grande aprendizado: “batemos um papo muito descontraído com seu Chaguinha. Acontece que Chaguinha é bom conversador e ótimo contador de histórias e quando o assunto é turismo, a conversa vira aula”.

Neste link você tem a entrevista completa.

Nota de pesar do senador Acir Gurgacz

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do professor Francisco das Chagas, mais conhecido como professor Chaguinhas, que ocorreu na tarde desta quinta-feira, 29. Chaguinhas foi um pioneiro entusiasmado com Rondônia, um amigo dedicado às causas sociais e que deixou um legado importante na educação, no turismo, na política, na gestão pública e na história de nosso Estado. O nosso sentimento de pesar e solidariedade à sua esposa, filhos, familiares e amigos.

Senador Acir Gurgacz

Arquipélago das Cabaçaranas
Arquipélago das Cabaçaranas – VS Imagens  Aéreas.
Arquipélago das Cabaçaranas
Arquipélago das Cabaçaranas – VS Imagens  Aéreas.

 

https://www.facebook.com/vsimagensaereas/photos/a.526160867731793/624746774539868/?type=1&theater

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*