Terra volta a tremer em Ouro Preto e Jaru – interior de Rondônia

Tremores de Terra em Ouro Preto do Oeste são sentidos desde quando era projeto de colonização do Incra - vista parcial de Ouro Preto em 1971 - arquivo Assis Canuto.
Tremores de Terra em Ouro Preto do Oeste são sentidos desde quando era projeto de colonização do Incra - vista parcial de Ouro Preto em 1971 - arquivo Assis Canuto.

Tremores de Terra em Ouro Preto do Oeste são sentidos desde quando era projeto de colonização do Incra.

Roberto Gutierrez – Às 22h36  desta terça-feira a terra voltou a tremer em Ouro Preto do Oeste e também foi sentido em Jaru, ambas cidades da Região Central de Rondônia. O abalo sísmico teve duração de três segundos e não há registo de nenhum estrago até momento. A sensação é muito parecida quando da passagem de um rolo compressor na rua. A Folha de Rondônia News recebeu vários relatos de pessoas que sentiram a terra tremer, foi o caso do jornalista Flávio Affonso, dono do site Notícia Mais. “Eu senti a terra tremer aqui em Jaru. Foi às 22h36.

Carlos Raposo, o Carlinhos Malária, de Ouro Preto, postou em tom de humor que o estômago de alguém estava roncando, em alusão ao abalo sísmico.

A cantora Marfiza França, que mora em Jaru,  disse que um dos gatos dela sentiu a terra tremer. “Zé Cat entrou correndo. Eu o coloquei pra fora e dei comida para os outros: Filó e Kazoo”, comentou Marfiza.

A última vez que a terra tremeu em  Ouro Preto foi  às 8 horas  do dia 29 de dezembro – um domingo.

Curiosidade

Difícil o ano em que a terra não treme em Ouro Preto. Um dos maires aconteceu em 1974. Na época Ouro Preto era apenas uma projeto de colonização do Incra recém-iniciado. Como ainda não havia casas em alvenaria, não foi observados prejuízos. Ao contrário de 1978, quando um grande abalo voltou a assustar a população. Na época algumas casa ficaram com pequenas rachaduras nas paredes. Terra treme em Ouro Preto, Rondônia

A parte central da cidade de Ouro Preto do Oeste, ou seja, o centro comercial antigo, foi construído  sobre uma grande lage de pedra. Qualquer acomodação de terra nas camadas mais fundas, ou um terremoto que ocorra na América Central, pode ser sentido em pequena magnitude aqui. Foi o que explicou o cientista e geólogo a serviço do Incra em Ouro Preto em 1973, Jack Brumm- um holandês que realizou as primeiras análises sobre o Clima nesta parte da região amazônica, quando indagado por Roberto Gutierrez sobre tremores de terra em Ouro Preto.

1 Comentário

  1. De 1978, eu me lembro, saimos correndo de dentro de casa, aconteceu mais ou menos as 15.00 hs

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*