“Triunfo da Vergonha” é a operação da Polícia Federal na Emater de Rondônia

"Triunfo da Vergonha" é a operação da Policia Federal na Emater de Rondônia
Os valores das contratações em suspeitas somam pelo menos R$ 2 milhões de reais.

Supostas fraudes na emissão e renovação de Declarações de Aptidão ao Programa de Aquisição de Alimentos, Merenda Escolar e Habitação Rural (Pronaf).

Os três mandados de busca e apreensão em escritórios da Emater de Candeias do Jamari, Distrito Triunfo e da Emater de Porto Velho, a capital de Rondônia, foram cumpridos na tarde de ontem 25/06 pela Polícia Federal como parte da Operação Triunphi Pudore – do Latim – Triunfo da Vergonha, em alusão, inclusive, ao distrito Triunfo – foco principal das investigações.

A ação decorre de trabalho conjunto da Polícia Federal e Ministério Público Federal. Os valores das contratações em suspeitas somam pelo menos R$ 2 milhões de reais.

Suspeitas

Alguns beneficiários conseguiram sinal verde para comercializar produtos da agricultura familiar para a merenda escolar  com o conluio de servidores da EMATER/RO e escritórios de projetos locais, por meio da inserção de dados falsos no sistema.

Consequências

Os investigados serão ouvidos na sede da Polícia Federal e poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva (artigos 299, 313-A e 317, todos do Código Penal) e obtenção fraudulenta de financiamento mediante instituição financeira (art. 19, Lei 7.492/86).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*