Marcos Rogério está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Senador rondoniense aparece pela segunda vez na pesquisa do Diap que aponta os protagonistas do processo legislativo no País.

Ludmilia Lucas – A lista, chamada de “100 cabeças do Congresso”, divulgada nessa sexta-feira (17/07) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta o senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O relatório traz o nome de 70 deputados e de 30 senadores que têm sido protagonistas no processo legislativo este ano.

Eleito senador em 2018 com 324.939 votos, Marcos Rogério é destaque pela segunda vez consecutiva na lista do Diap e é o único parlamentar de Rondônia a aparecer no estudo. Em seu perfil, o senador rondoniense é descrito como um parlamentar “formulador”, ou seja, que se dedica à elaboração de textos com propostas para deliberação. “O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos”, explica o estudo do Diap. Em 2019, Marcos Rogério também figurou na lista dos 100 mais influentes como como parlamentar formulador.

Jornalista por vocação, bacharel em Direito e mestre em Administração Pública, Marcos Rogério atualmente preside a Comissão de Infraestrutura no Senado e é titular nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Econômicos (CAE), Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH), e suplente na Comissão de Relações Exteriores (CRE).

Vale lembrar que em 2015, quando era deputado federal, Marcos Rogério também apareceu no levantamento do Diap. Dessa vez, o parlamentar foi apontado como deputado em ascensão. A atuação em defesa de temas como o combate à corrupção e a defesa do trabalhador, além da qualidade legislativa, o levaram a obter destaque nacional.

“Aparecer na lista do Diap, mais uma vez, representa para mim uma grande conquista e o reconhecimento de que estou no caminho certo. Tenho pautado meu mandato na defesa das reformas estruturantes, na defesa da família, de valores fundamentais, enfim, na construção de um novo Brasil”, apontou o senador.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*