‘Capacete’ ajuda oxigenar pacientes com a Covid

Quinze unidades de capacetes CPAPs foram doados pela cooperativa de crédito Sicoob Centro de Ji-Paraná,
Quinze unidades de capacetes CPAPs foram doados pela cooperativa de crédito Sicoob Centro de Ji-Paraná,

Os capacetes CPAPs são a primeira opção para auxiliar na estabilização da oxigenação dos pacientes.

Os capacetes de pressão positiva contínua (CPAPs, na sigla em inglês) têm auxiliado na melhor oxigenação de pacientes em tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19). O aparelho é utilizado como suporte ventilatório não invasivo (VNI), ou seja, sem a necessidade de intubação.

Segundo o médico e diretor técnico do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, Hendriw de Souza Ribeiro, os capacetes CPAPs são a primeira opção para auxiliar na estabilização da oxigenação dos pacientes.

“O capacete CPAP é a nossa primeira opção para tentarmos estabilizar os pacientes, por meio da ventilação não invasiva, evitando os riscos da ventilação mecânica invasiva. Esse aparelho auxilia a respiração do paciente, de maneira externa, sem a necessidade de intubação”, detalhou o diretor do HM.

O capacete CPAP melhora os níveis de saturação de oxigênio no sangue, além de aliviar o desconforto respiratório dos pacientes. Com o aparelho, essas pessoas não precisam ser sedadas, mantendo-as conscientes durante o período de tratamento da doença.

“Utilizando o CPAP, o paciente não é sedado e continua respondendo aos estímulos. Caso a oxigenação dos pacientes não se estabilize com o CPAP, aí sim, partimos para a ventilação mecânica invasiva, com a necessidade de intubação dos pacientes”, explicou Hendriw Ribeiro.

Doações

Recentemente, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), recebeu a doação de 15 unidades de capacetes CPAPs. Os aparelhos foram doados pela cooperativa de crédito Sicoob Centro, Ordem de Ministros de Ji-Paraná, Segunda Igreja Batista e pela empresa Casa da Sogra, além de um doador que preferiu não se identificar.

“Estamos enfrentando um momento muito difícil, onde a ajuda de todos sempre será bem-vinda. Estas pessoas e empresas, que estão doando os aparelhos, não estão ajudando a Prefeitura ou a Semusa. Na verdade, eles estão ajudando a nossa cidade, auxiliando na Saúde de nossa população”, agradeceu Ivo da Silva, titular da Semusa.

Empresários ou qualquer morador de Ji-Paraná, que tenha interesse em realizar alguma doação para auxiliar no combate à Covid-19, podem procurar a sede da Semusa ou entrar em contato pelo telefone: 3416-4052, das 7h30 às 12h30.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*