Covid-19 – Ji-Paraná testa mais de 600 pessoas em drive-thru

Covid-19 - Ji-Paraná testa mais de 600 pessoas em drive-thru

As pessoas que testaram positivo para a Covid-19 foram encaminhadas para avaliação clínica no local.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou 663 testes rápidos para a detecção do novo coronavírus (Covid-19), durante o drive-thru de testagem, realizado na segunda-feira (12), no primeiro distrito de Ji-Paraná. No total, 87 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença, ou seja, aproximadamente 13% dos testes realizados na ação.

O drive-thru foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio do Programa Mapeia Rondônia, que tem o objetivo de testar em massa a população do estado. Esta foi a 12ª ação em todo o estado e a segunda realizada em Ji-Paraná.

“O mais importante do drive-thru é identificar as pessoas positivas, que estão por aí disseminando e contaminando outras pessoas. Então, essas pessoas foram orientadas a ficar isoladas, em quarentena, durante dez dias”, explicou o titular da Sesau, Fernando Máximo.

O teste realizado na ação foi o do tipo antígeno, usando coleta com o procedimento de swab nasal (haste flexível). As pessoas que testaram positivo para a Covid-19 foram encaminhadas para avaliação clínica no local.

“Além do tratamento que oferecemos aqui no drive-thru, esse paciente vai poder se cuidar, perante a sociedade e também perante seus familiares, para que ele não venha a transmitir esse vírus para mais pessoas”, afirmou Ivo da Silva, secretário da Semusa de Ji-Paraná.

Segundo o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), outras ações semelhantes deverão ser realizadas no município, buscando conter a disseminação do coronavírus. Isaú ressaltou a importância da união entre a Prefeitura de Ji-Paraná e o Governo de Rondônia.

“Com a união de todos, da Prefeitura, Secretarias e do Governo do Estado, vamos conseguir alcançar objetivos ainda maiores. A intenção é realizar outras ações com o drive-thru, com os testes rápidos e a conscientização da população. Essa é uma parceria que começou agora e que vai até o final, se Deus permitir, para o bem estar de nossa população”, detalhou o prefeito de Ji-Paraná.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (sem partido), também esteve presente no drive-thru realizado em Ji-Paraná. O chefe do executivo estadual destacou as ações da Sesau para combater a doença.

“Desde o início da pandemia estamos atentos à evolução do quadro epidemiológico e tomamos as medidas necessárias, em relação ao distanciamento social, um dos pontos mais eficazes para evitar a proliferação do coronavírus”, afirmou Marcos Rocha.

Realizado pela Semusa, com parceria da Sesau, o drive-thru de testes rápidos também contou com o apoio de servidores da Semusa e das secretarias municipais de Agricultura (Semagri) e Esporte e Turismo (Semetur). Além da colaboração da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), voluntários do comércio local e estagiários das universidades Estácio Unijipa e São Lucas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*