Morre do coração Mário Márcio, decano da medicina veterinária em Rondônia

Mário Márcio e a professora Célia
Mário Márcio e professora Célia - uma história de amor.

Carioca de nascimento e rondoniense de coração, Mário Márcio  foi vereador em Ouro Preto do Oeste.

Roberto Gutierrez – Morreu vítima de parada cardíaca, Mario Márcio de Moraes, ex-vereador de Ouro Preto do Oeste e o veterinário mais antigo de Rondônia que ainda estava em exercício profissional. Mário Márcio tinha 71 anos de idade e morreu às 16h20 de ontem em Cacoal.

No último dia 17 ele deu entrada no HM de Ji-Paraná com quadro grave de infarto agudo no miocárdio. Devido à gravidade, acabou sendo transferido para o EURO de Cacoal. Na semana passada a sedação foi retirada e Mário Márcio recebeu a visita da esposa, a professora Célia. Durante cinco minutos ela conseguiu falar com ele que não podia responder devido à traqueostomia. “Prometi que o levaria para casa e cuidaria dele com todo amor que sempre nutriu nossa relação”, disse professora Célia, ao narrar sua dor pela perda.

No último sábado ele voltou a ser sedado: naquela madrugada Mário Márcio teve duas paradas cardíacas – uma com 18 minutos e, a segunda, com oito minutos.

“Ontem trouxe meu marido para casa, não como eu queria, mas, como Deus me permitiu”, comentou Célia ao dizer que, com ajuda dos irmãos da Maçonaria, conseguiram organizar um velório digno.

O velório, com duas horas e meia de duração, aconteceu na manhã de hoje na Loa Maçônica Acácias de Ji-Paraná.

Desde de julho de 2014 Mário Márcio estava morando em Ji-Paraná. Ele estava lotado na IGRS desde 2012. Passou para o quadro federal em 2016.

Trajetória

Mário Márcio de Moraes nasceu no dia 27 de janeiro de 1950 na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Cursou Medicina Veterinária na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Em 1984 foi para Ouro Preto do Oeste, Rondônia, a convite do ex-prefeito Expedito Rafael Góes de Siqueira. Segundo dizia o próprio Mário, “com um saco de fuzileiro nas costas”.

Foi professor em Ouro Preto, prestou concurso para agente de polícia e, por força da circunstância, foi nomeado delegado em Alta Floresta. Ele fazia parte da primeira turma de agentes da Polícia Civil.

Em julho de 1985 voltou para a medicina veterinária. Na condição de decano, mais antigo veterinário em exercício, ganhou direito de isenção da anuidade. Foi Conselheiro do Conselho de Medicina Veterinária de Rondônia. Por duas vezes.

Em 1996 foi eleito vereador de Ouro Preto do Oeste, mandato que o exerceu com lisura e ética.

Em 1988 ingressou na AA e,  em 12 de março deste ano, havia completado 33 anos de sobriedade.

Novembro 2003 ingressou na Maçonaria. Novembro de 2013 chegou ao grau máximo da maçonaria – grau 33.

Emocionada, professora Célia contou à Folha de Rondônia que Mário Márcio não tinha filhos biológicos, mas, que ele dizia: “Muito obrigado pelas filhas do amor que você me deu, Célia”. São elas: Maria, Mariana e Luiza. Além dessas filhas, Mário Márcio deixa ainda os netos Osmarzinho, Nina, Maria Fernanda e Maria Clara.

Agosto de 2019, Cataratas do Iguaçu, antes da Pandemia, última viagem de Mário Márcio e família

8 Comentários

  1. Foi m
    eu colega em Alta floresta ro, ele como sub delegado e eu como medico veterinario, dei muito apoio na minha república a pedido do ex prefeito Isidoro Stédile.saudades.

  2. Trabalhou junto com o meu pai em Ouro Preto do Oeste, um amigo, um homem generoso, gentil e sereno,passava uma paz com a sua presença… Tenho certeza que o céu está em festa por receber um filho tão especial! Que Deus conforte todos os familiares e amigos nesse momento

  3. Coração partido com essa notícia mais tive o prazer de conhecer essa maravilhosa pessoa que foi seu MÁRIO que os anjos dos céu o receba de braços abertos!!!!

  4. Poxa ainda bem que temos você Gutierrez. Sempre antenado e atento ao pioneirismo . Grande companheiro. Sereno e sóbrio. Triste pela falta é ao mesmo tempo grato por ter convivido .

  5. Obrigada, Roberto, por homenagear de forma tão digna e bonita a memória do tio Mario. Feliz daquele que teve a oportunidade e o prazer de conhecer o incrível ser humano que ele foi. Agora, só nos restam as memórias dos bons momentos vividos com ele e seu grande legado.Tenho o imenso orgulho de dizer que eu e minhas irmãs fomos acolhidas e amadas como suas filhas,”as filhas do amor”, como ele mesmo dizia.

  6. Homem sábio, guerreiro, generoso e humilde!
    Linda trajetória, exemplo a ser seguido.

    Agora está brilhando pertinho de DEUS.

  7. Grande pessoa e humildade em pessoa.Era meu cliente d Odontologia aqui em Ji-Paraná. Que Deus guarde rssa pessoa maravilhosa..

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*