Ji-Paraná é palco da Semana regional do Programa Criança Feliz

Ji-Paraná é palco da Semana regional do Programa Criança Feliz
Palestrante Pedro Guimarães Vieira, Procurador do Ministério Público do Trabalho. Foto: Marco Bernardi/Ascom.

Quarenta profissionais de quatro municípios ligados a questões relacionadas à proteção e ao bem-estar da crianças e adolescentes participam da capacitação.

 

 Azenir Rosa – Estão participando em Ji-Paraná da Semana Regional de capacitação do Programa Criança Feliz  colaboradores, supervisores e coordenadores do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do programa Criança Feliz pertencentes as cidades de Urupá, Presidente Médici, Alvorada do Oeste e Ji-Paraná.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS/Ji-Paraná),  anfitriã da programação, promoveu no auditório da Semas uma palestra sobre  Erradicação do Trabalho Infantil. O tema teve como palestrante o Procurador Ministério Público do Trabalho (MPT), Pedro Guimarães Vieira.

A meta do programa em Ji-Paraná é atender  300 beneficiários da Semas, entre gestantes e crianças de zero a três anos. A programação teve início no último dia 6 e termina na próxima sexta-feira dia 17.

Palestra

Segundo o Procurador Ministério Público do Trabalho (MPT), Pedro Guimarães Vieira, o trabalho infantil consiste em toda forma de atividade econômica e/ou de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remunerada ou não, exercida por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade mínima para entrada no mercado de trabalho.

“Além dos riscos à saúde,  como maior ocorrência de acidentes de trabalho, e prejuízos à formação moral da criança e do adolescente, o trabalho infantil leva à evasão escolar, em mais de 30% dos casos, prejudicando a qualificação e a posterior inserção competitiva no mercado de trabalho formal, em atividades com maior remuneração, durante a vida adulta”, detalhou o Procurados do MPT Pedro Guimarães Vieira.

Desafios

Apesar do avanço no combate ao trabalho infantil nas últimas décadas, em especial com a adoção da Doutrina da Proteção Integral na Constituição (art. 227 CF), o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho precoce tem aumentado nos últimos anos, como evidencia o estudo Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), publicado em 2020.

“Nesse cenário, o MPT tem intensificado os esforços de articulação com a sociedade civil e com outros órgãos públicos, como a Secretaria de Assistência Social, Conselhos Tutelares e CREAS, para traçar estratégias de enfrentamento das situações de trabalho infantil em Ji-Paraná e nas outras cidades de Rondônia, como nas feiras livres, na lavoura, entre outros”, afirmou o procurador do MPT.

Participações

Prestigiaram a palestra visitadores do programa Criança Feliz, a coordenadora de Proteção Básica da Semas, Mirian Madalon de Oliveira, o coordenador do Proteção Social Especial, Gilson Lopes Soares, e a coordenadora do Programa Criança Feliz, Leila Aparecida Fonseca.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*