Câmara vota hoje a PEC dos Precatórios – Coluna do Gutierrez

Coluna do Gutierrez

Teto dos gastos, Precatórios, acordos para conquistar votos e o futuro do Auxílio Brasil podem ser decididos hoje.

Dia decisivo

Os deputados federais devem votar hoje a PEC dos precatórios. O texto limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos. A ideia é criar folga orçamentária até 2022 para auxílio de R$ 400 mensais a 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.

308 votos

Para que uma PEC seja aprovada é preciso no mínimo o voto de 308 deputados. O Governo poderia ter 10 votos a mais ou 10 votos a menos dos 308 para aprovar.  Se perceber que não vai conseguir aprovar hoje, o governo poderia adiar a votação.

Emendas e promessas

A seu favor o governo tem o poder de barganha com a liberação de recursos de emendas. Mesmo assim, o governo enfrenta oposição porque ferir o teto de gastos poderia fragilizar ainda mais a credibilidade da política econômica do Brasil.

PEC no Senado

Além da Câmara dos Deputados, o outro desafio será aprovar o projeto no Senado. Apesar de ser fácil defender a necessidade de 17 milhões de famílias em vulnerabilidade, existe um peso político em ano eleitoral, não por conta de atender as pessoas com o Auxílio Brasil, mas, por se tratar do aumento de gastos com vantagens em dinheiro prometida aos parlamentares para os estados e até mesmo porque o governo Bolsonaro vai para reeleição sendo que Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, é um potencial candidato a presidente da República.

Desafio do TSE

Como o Tribunal Superior Eleitoral fará para identificar e punir ataques de fake News, demonizações e linchamento de reputações no período eleitoral? Na prática a coisa é bem complicada se não existir ferramentas tecnológicas capazes de identificar esses ataques em tempo hábil.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*