Morre aos 69 anos ex-deputado federal Francisco Sales

Morre Francisco Sales

Francisco Sales  foi o primeiro administrador de Ouro Preto do Oeste, administrador  de Jaru, prefeito de Ariquemes, duas vezes deputado federal e uma vez deputado estadual.

Morreu na manhã de hoje, vítima das consequências de um câncer de próstata, o primeiro administrador Distrital de Ouro Preto do Oeste Francisco Sales Duarte de Azevedo. Ele estava em Porto Velho para tratamento de saúde. Sales tinha 69 anos de idade, era natural do Rio Grande do Norte, mas foi em Ariquemes, interior de Rondônia que ganhou notoriedade política onde fincou raízes. Ele deixa a mulher e quatro filhos.

Uma paixão à primeira vista foi o que aconteceu quando Sales conheceu Malu Boni, uma filha de agricultor do projeto Riachuelo, que passou a trabalhar no escritório do Incra quando Ji-Paraná ainda se chamava Vila Rondônia. Os dois se casaram tiveram quatro filhos: Adriana, Maurício, Sales Júnior e Andreia.

Recém-formado como técnico agrícola chegou a Rondônia no início de 1972 ao Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto (PICOP). Na mesma semana foi contratado por Assis Canuto, administrador do Projeto. No ano seguinte, Canuto designou Sales para trabalhar na Vila Rondônia (Ji-Paraná) para coordenar a implantação do projeto Ouro Preto no Setor Riachuelo, conforme revelou Assis Canuto à Folha de Rondônia News. O escritório ficava localizado na entrada da Linha 94, nas proximidades onde hoje fica o Atacadão.

Quando a Vila de Rondônia foi emancipada à condição de município com o nome de Ji-Paraná,  (Novembro de 1977), o prefeito Valter Bártolo nomeou Sales como administrador de Ouro Preto, que deixava de ser Projeto do Incra elevado à condição de Distrito de Ji-Paraná. A posse foi no início de 1978 e Francisco Sales ficou na administração de Ouro Preto até 1979, quando se tornou prefeito de Jaru e depois de Ariquemes, desta vez por indicação do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira. Ainda no governo Coronel Humberto da Silva Guedes, Sales já era filiado ao partido político Arena que dava sustentação ao governo federal.

Com o conhecimento que havia construído em Ouro Preto e em Ji-Paraná, somado à base eleitoral que se tornou Ariquemes, Sales conseguiu ser um dos oito primeiros deputados federais eleitos por Rondônia em 1982, reelegendo-se quatro anos depois e se tornando Deputado Federal Constituinte.

 

Assis Canuto perde um grande amigo

Assis Canuto lamentou a morte do amigo, contou sobre a trajetória política dele junto com Sales, que foram eleitos juntos como deputado Federal em 1982 e deputados federais constituintes. Canuto comentou sobre o companheirismo, lealdade e dos grandes serviços que Sales prestou a Rondônia. Canuto, que já foi prefeito de Ji-Paraná e vice-governador de Rondônia, falou com muito carinho sobre os desafios enfrentados  juntos com Sales no maior projeto de colonização e reforma agrária do governo militar que tornou possível o que Rondônia é hoje.

Senador Confúcio Moura falou sobre a tristeza quando a perda do amigo

“É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do amigo de longa data, Francisco Sales, ocorrida nesta madrugada (31/01), no Hospital de Amor, em Porto Velho. Pioneiro de Rondônia e de uma carreira política extensa. Homem simples e carismático que ajudou a assentar milhares de pessoas junto ao Incra quando o Estado ainda era território federal. Sales como era carinhosamente tratado por todos os amigos e conhecidos foi prefeito dos municípios de Ariquemes e Ouro Preto do Oeste, deputado federal por três mandatos (Constituinte) e deputado estadual. Sentiremos muito a sua falta. Minhas condolências aos familiares e amigos.” Descanse em paz.

 

 

 

1 Comentário

  1. E Lamentável a perca desta pessoa que foi um grande administrador de Ouro preto que Deus receba em seus braços
    Meus sentimentos a todos os familiares e amigos

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*