Senador Acir Gurgacz destaca avanços da agricultura em Rondônia

O impacto positivo das políticas públicas e ações da Comissão de Agricultura foi apresentado pelo senador Acir Gurgacz em audiência pública realizada na Rondônia Rural Show.

Um salto na produção de café de 10 para 40 sacas por hectare. O aumento de até 80% de produtividade nas lavouras de cacau, e a inclusão de mais de 120 mil proprietários na legalidade com a reforma do Código Florestal foram apenas algumas conquistas citadas pelo senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, como resultado do trabalho desta comissão em articulação com o Ministério da Agricultura, Embrapa, governo do Estado e prefeituras de Rondônia.
O impacto positivo das políticas públicas e ações da Comissão de Agricultura foi apresentado pelo senador Acir Gurgacz em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 26, na nona edição da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.
“Esta feira, que iniciou em 2012, é uma demonstração do desenvolvimento de nossa agricultura, que tem crescido dia após dia por conta da união de esforços públicos e privados e da determinação de nossos agricultores”, frisou Gurgacz.
O senador lembrou que o processo de certificação do café clonal, desenvolvido pela Embrapa, foi iniciado em uma audiência pública da CRA, em 2012, em Cacoal. “Na ocasião, os pesquisadores e técnicos da Embrapa em Rondônia, que já tinham realizado um trabalho fantástico no desenvolvimento científico da variedade clonal de café robusta, nos pediram apoio para a certificação necessária para a produção e distribuição das mudas, o que realizamos imediatamente”, destacou Gurgacz.
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) participou de forma virtual e relembrou do esforço durante o seu período de governador para criar a Rondônia Rural Show e elogiou a continuidade do projeto. Enfatizou a importância da agricultura para a economia regional e da participação de Rondônia na produção mundial de alimentos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, falou da importância da presença do Senado no evento e destacou a qualidade dos produtos do Estado. Ele enfatizou o resultado da união de todos os segmentos para a erradicação da Febre Aftosa que garantiu a qualidade da carne exportada para diversos países.
FERTILIZANTES
O ministro da Agricultura e Reforma Agrária, Marcos Montes, destacou a importância das Comissões de Agricultura do Senado e Câmara, para a aprovação de legislações importantes para o desenvolvimento da agricultura no País. Disse que os países estão preocupados com a segurança alimentar mundial e o Brasil é um dos protagonistas na produção alimentos.
O ministro falou que Rondônia tem força em diversas culturas e tem potenciais enormes para ampliar o cultivo e aumentar a produtividade. Elogiou os técnicos que atuam na agricultura no estado com responsabilidade e seriedade. A certificação de rebanho Livre de Aftosa Sem Vacinação também foi destacado pelo ministro Marcos Montes.
Quanto a crise mundial de desabastecimento de fertilizantes, devido a guerra entre Rússia e Ucrânia, o ministro disse que esteve em reunião recente em New York (EUA) onde diversos países trataram de novas alternativas. O Brasil avança em negociações com a Jordânia e Marrocos para garantir a safra.
O senador Acir Gurgacz apresentou ao ministro pedido dos produtores rondonienses para que seja criado um selo de certificação da carne produzida em Rondônia.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
O superintendente do INCRA, Mario Mário Moacir de Almeida, informou que o órgão trabalha em parceria com o governo estadual e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para agilizar a documentação de imóveis, devendo beneficiar 15 mil proprietários de terra de 63 assentamentos agrários.
CACAU
O superintendente da CEPLAC, Elias Luna, apresentou os resultados do trabalho realizado em Rondônia, onde 44 municípios possuem produção de cacau. Disse que a introdução de mudas clonais tem ampliado a produtividade com precocidade das plantas que passam a produzir já no segundo ano de plantio. Ao todo são 4.561 produtores rurais investido na cultura com 15 mil hectares plantados.
PESQUISAS
A superintendente da Embrapa, Lúcia Wadt, disse que existem várias frentes de pesquisas em Rondônia e deu destaque para o café clonal, desenvolvido pela Embrapa em parceria com os produtores rurais que fazem parte da rede de melhoramento participativo. Com o resultado obtido, a produção de café em Rondônia saiu de 10 sacas por hectare para 40 sacas por hectare. Outra vantagem é que a espécie clonal ocupa menor espaço plantado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*