Dois AVCs e morte cerebral põem fim à vida do Professor Édio Nascimento

Édio do Nascimento Filho era considerado uma das mentes mais brilhantes da pedagogia em Rondônia. O enterro será amanhã, em Guajará-Mirim, Dia do Professor.

Da redação – Roberto Gutierrez

Morreu na madrugada de hoje, no hospital João Paulo II, em Porto Velho, o professor Édio do Nascimento Filho. Ele havia sofrido no último dia 12 um acidente vascular cerebral isquêmico  (AVCI) em Guajará-Mirim, onde morava, foi socorrido ao Hospital Regional e levado às pressas para a Capital de Rondônia.  Ontem à tarde Édio sofreu um outro AVC, desta vez hemorrágico. Horas depois foi detectado morte cerebral. Por volta das 4 horas da madrugada de hoje o coração do professor que completaria 75 anos em dezembro, parou de bater. Édio ainda lecionava, mas, estava em dispensa médica. O corpo do professor está previsto chegar a Guajará-Mirim antes da meia-noite de hoje. O enterro deve acontecer neste sábado, Dia do Professor.

Edio deixa a mulher Maria Thereza, os filhos Érica, Carlos Eduardo, Gisele e André Luis, oito netos de sangue, dois do coração e uma bisneta.  Gisele mora em Guajará-Mirim, Erica chegou à manhã de hoje do Rio de Janeiro. Os filhos Carlos e André moram em Portugal.

A convite do primo-irmão, o veterinário Mário Márcio de Moraes, que morreu em junho do ano passado, Édio Nascimento acabou vindo Ouro Preto do Oeste em 1985. O primeiro prefeito eleito recém havia tomado posse em 1983, e Ouro Preto era a terra das oportunidades.

Édio foi delegado sindical do Sintero, ajudou a construir uma das sedes mais bonitas do sindicado dos professores em Rondônia na cidade de Ouro Preto, era kardecista, se mudou para Urupá onde também lecionou. Em 2018 foi para Guajará-Mirim já na condição de professor federal por conta da transposição e pretendia dar entrada com o pedido de aposentadoria logo depois do aniversário dele no dia 14 de dezembro, quando completaria 75 anos.

Bem humorado, Édio protagonizou uma das cenas mais hilárias na década de 1990, quando foi candidato a vereador em Ouro Preto do Oeste. Como não conseguiu se eleger, juntou-se a outros amigos que também não se elegeram e gravaram uma paródia muito bem humorada falando sobre o voto prometido pelo eleitor ingrato e não depositado na urna e a inocência de quem acreditou. Esse episódio fez parte de uma reportagem do telejornalismo da Tv Ji-Paraná durante a cobertura das eleições daquele ano.

Nos últimos anos, tanto em Urupá, como em Guajará-Mirim, Édio passou a fazer fontes luminosas não para ganhar dinheiro, mas, como hobby

3 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*