Senado aprova incentivo para agricultura e pecuária de precisão

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da CRA assegura que a proposta aumenta a produtividade.

A Comissão de Agricultura (CRA) do Senado aprovou nesta quinta-feira (20) proposta da Câmara dos Deputados que cria a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão. O PL 149/2019, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Guaracy Silveira (PP-TO). Se não houver recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para sanção presidencial.

O objetivo da proposta é aumentar a produtividade e a lucratividade, reduzir o desperdício e os custos e garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica do setor. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da CRA, destacou a importância da proposta para o aumento da produtividade. “Com mais ciência e tecnologia, vamos continuar aumentando a precisão, a eficiência e a produtividade de nossas lavouras, tornando-as cada vez mais sustentáveis”, frisou Gurgacz.

O texto define a agricultura e a pecuária de precisão como aquelas que adotam um “conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas em um sistema de gerenciamento agropecuário baseado na variabilidade espacial ou individual e temporal”. É o caso, por exemplo, do uso de máquinas agrícolas com sensores capazes de identificar a situação do solo. Outro exemplo são os pulverizadores de defensivos automatizados integrados a um GPS para evitar que o equipamento borrife duas vezes no mesmo local.

Medidas

O texto obriga os órgãos responsáveis pela formulação e regulação da política a criarem linhas de crédito para a aquisição de equipamentos, estimulando o investimento na agricultura e pecuária de precisão. Eles também devem ouvir as reivindicações e sugestões de representantes do setor de pesquisa e dos produtores rurais.

Requerimento

Os senadores aprovaram ainda requerimento do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para a realização de um ciclo de debates, no âmbito da comissão, na localidade de Ji-Paraná, em Rondônia, para avaliar os avanços da agropecuária no país e no estado. O ciclo também deve debater os principais desafios para o aumento da produtividade e da produção de alimentos no Brasil.

Fonte: Agência Senado/Assessoria de Imprensa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*