Confúcio apela ao Itamaraty por brasileiros retidos no Peru

Protestos violentos estão acontecendo no Peru e o país está em estado de emergência.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apelou hoje, 12, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para facilitar a volta ao País de 27 brasileiros retidos em território peruano, a cerca de 400 quilômetros da fronteira entre os dois países. Eles foram impedidos de ingressar no Estado do Acre, viajando por Santa Rosa em meio a protestos violentos.  Segundo o ofício encaminhado ao embaixador, entre o grupo há crianças e adultos.

“(…) Eles foram surpreendidos pelo fechamento das estradas por militantes, que impediram sua passagem por Santa Rosa. Em contato recente, fomos atualizados de que os grupos conseguiram retornar para um abrigo provisório no Hotel Quinta Cabaña, em Puerto Maldonado, cidade que já sente a escassez de combustíveis e alimentos.”

O Peru vive situação tensa após uma série de atos violentos e manifestações contra a situação causada pela morte de 17 pessoas e mais de 40 feridos. Um movimento em apoio ao presidente deposto, Pedro Castillo, pede novas eleições no país.

“Os rondonienses dão conta de que também estão ficando sem recursos financeiros”, explicou o senador Confúcio ao ministro.

O senador telefonou para certificar-se do atendimento do Consulado Brasileiro às pessoas, mas lamentou não haver expectativa no retorno, mediante a suspensão de bloqueios e deslocamento seguro de volta ao Brasil.“Como representante do Estado de Rondônia, necessito contar com toda a atenção das autoridades nesse pleito diplomático para que os rondonienses e demais brasileiros na mesma situação sejam assistidos urgentemente em suas necessidades”, apelou Confúcio. O senador também reivindicou a liberação e escolta das pessoas até que possam atravessar a fronteira com segurança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*