Convênios e demandas do Santa Marcelina devem ser revistos pela Sesau

Convênios e demandas do Santa Marcelina devem ser revistos pela Sesau

A pauta foi debatida na comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia cuja comissão é presidida pela deputada Cláudia de Jesus.

Na reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (Cspas), da Assembleia Legislativa (ALE) realizada na manhã desta terça-feira (2) foram analisadas assuntos relacionados à área, inclusive, a do Hospital Santa Marcelina, que passa por situação difícil. A presidente deputada Cláudia de Jesus (PT), reforçou o convite para a audiência pública do próximo dia 12 para tratar da instalação do Hospital Regional de Ji-Paraná. A remuneração dos médicos do interior, alertou o deputado Cássio Góes (PSD), deve ser revista, porque está havendo uma evasão dos profissionais.

O Hospital Santa Marcelina, pioneiro em Rondônia e com uma ampla folha de bons serviços prestados à comunidade, enfrenta problemas financeiros. É que convênios não estariam sendo cumpridos pelo governo do estado, além de outras demandas, que comprometem a saúde financeira do importante nosocômio.

A comissão irá cobrar da área de saúde do estado o cumprimento dos convênios e demandas. “Esperamos uma resposta positiva do secretário de estado da Saúde, Jefferson Rocha”, argumentou a deputada Cláudia. Também na pauta a construção dos hospitais regionais em Ji-Paraná e Guajará-Mirim. “Temos que acabar com as ambulâncias transportando doentes do interior para a capital. Eles não têm nem mesmo um local para se alimentar e dormir, porque são pessoas simples, que precisam do atendimento do SUS [Sistema Único de Saúde]. Muitos acabam morrendo”, disse a deputada Cláudia de Jesus.

A deputada Dra Taíssa (PSC) agradeceu ao governo do estado pelo mutirão denominado “Saúde Cidadão”, via Sesau (Saúde) realizado em Guajará-Mirim na última semana. “Foram cerca de 900 pessoas atendidas zerando a fila de regularização, da demanda reprimida e proporcionando um atendimento eficiente”, argumentou.

Segundo a deputada Taíssa, além de as pessoas passarem por exames dos mais diversos, a maioria já deixava o local com os medicamentos em mãos. “O trabalho realizado pelo secretário Jefferson com a equipe médica da Sesau não tem preço. Sinto orgulho do cargo que estou exercendo, pois para isso que fui eleita, para atender o povo. Nossa gratidão ao governador Marcos Rocha e ao secretário Jefferson”.

A situação dos médicos do interior deve ser revista pela Sesau. Segundo o deputado Cássio Gois (PSD), o que acontece é evasão de profissionais devido à baixa remuneração. O assunto, segundo Cássio, deve ser “discutido com abrangência, pois temos que valorizar quem trabalha no interior”.

Sobre a verba indenizatória aos médicos do interior, a deputada Dra Taíssa sugeriu, que o assunto fosse levado à esfera federal. Argumentou a parlamentar, que a gratificação poderia ser até a isenção do Imposto de Renda, hoje de 27,5%”.

Na próxima semana em razão da audiência pública de Ji-Paraná, do dia 12, a reunião da comissão de Saúde não será realizada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*