Aprovado requerimento de Confúcio para debater o uso do hidrogênio sustentável na indústria

PROJETO CONFÚCIO - Aprovado Selo Empresa Parceira do Meio Ambiente

Segundo o senador, o debate do tema em conjunto com as  comissões de Infraestrutura e Meio Ambiente tem maiores chances de consensos, além de ganho de tempo para todos.

A Comissão de Infraestrutura e Serviço do Senado Federal (CI) aprovou nesta quarta-feira (03), o requerimento do senador Confúcio Moura (MDB-RO) para realizar audiência pública em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente (CMA), com o objetivo de debater o potencial e os desafios para viabilizar a economia de hidrogênio sustentável como fonte renovável de energia no país, de sua utilização na indústria e a sua contribuição para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Para o senador, que é presidente da Comissão de Infraestrutura, além de surgir como oportunidade para descarbonizar a indústria nacional, o hidrogênio verde também poderia ser exportado, em especial para a Europa. “A Europa é uma potencial parceira do Brasil, que tem feito acordos para a compra de hidrogênio sustentável para uso final e modernização de seu sistema produtivo”,  informou o senador.

A corrida pela descarbonização da economia não é novidade, ressalta Confúcio Moura. Segundo ele, o Brasil tem uma posição de destaque no cenário mundial, em função de seu potencial em energias renováveis, haja vista nossa matriz elétrica ser composta majoritariamente por fontes renováveis hídrica, eólica e solar. “O País tem enorme potencial para o hidrogênio verde, pois as fontes eólica e solar viabilizam a geração do hidrogênio verde. Potencial este não apenas como mercado consumidor, mas exportador”, argumenta Confúcio Moura.

De acordo com o senador, a transição energética que já é tardia demanda investimentos para viabilizar a nova economia e soluções que permeiam o debate da carência de infraestrutura para garantir armazenamento de hidrogênio, infraestrutura portuária e integração da geração com sistemas de distribuição de energia. Embora a matriz energética brasileira seja majoritariamente proveniente de fontes renováveis (61,8% de hidrelétricas), ainda há muito a ser explorado para que diferentes setores se tornem mais sustentáveis.

No requerimento aprovado, Confúcio Moura propõe para a audiência a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Ministério de Minas e Energia (MME); Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Federal de Química (CFQ); Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2); Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); Associação Brasileira da Indústria de Álcalis (ABICLOR); e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Outro requerimento do senador rondoniense também aprovado nesta terça-feira (03) acrescenta à mesma audiência pública a inclusão de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Segundo Confúcio Moura a empresa tem muito a contribuir com o debate acerca do potencial de uso e benefícios do hidrogênio sustentável.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*