Mosquini debate em Brasília curso de Agronomia para o IFRO de Jaru

Enquanto isso, o prefeito de Jaru, João Gonçalves, garante que vai viabilizar uma área para montar fazenda experimental agronômica.

O deputado federal Lucio Mosquini recebeu em Brasília uma comitiva de servidores do IFRO para tratar sobre a implantação do curso de Agronomia para o Campus do IFRO Jaru, uma pauta que tem sido defendida pelo parlamentar.

Além do curso, o prefeito de Jaru, João Gonçalves Junior, anunciou que viabilizará um terreno para a construção da fazenda experimental, que servirá de suporte para os estudantes de medicina veterinária, zootecnia e agronomia.

A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 21 de novembro, na 4° secretaria da Câmara dos Deputados, e contou com a presença do Reitor do IFRO, professor Moisés José Rosa Souza, Renato Delmonico Diretor-Geral campus Jaru, Letícia Pivetta Diretora Geral campus Ji-Paraná, Leonardo Leocádio Diretor Geral do campus Porto Velho Calama, Rodrigo Stiz Diretor-Geral campus Vilhena, Olakson Pedrosa, assessor do reitor, Ivanilson Parente pró-reitor de administração.

Mosquini defende a ideia da criação de um polo estudantil para ajudar na educação de qualidade para os estudantes de Jaru e toda região central. O deputado disse que Rondônia é um estado potencialmente agrícola, e que o curso de agronomia é uma formação que prepara o jovem para um mercado de trabalho imenso e promissor.

O curso superior de Agronomia (ou Engenharia Agronômica) prepara o profissional para atuar na produção agrícola e pecuária, no manejo de recursos naturais e na gestão de agroindústrias. Quem procura esta formação deve gostar de trabalhar no campo e ter contato com rebanhos, lavouras e produtos agrícolas.

Além do curso, o IFRO em Jaru executa mais de R$ 10 milhões de reais em obras fruto de emenda parlamentar que o deputado federal Lucio Mosquini destinou, sendo remetido na construção de uma clínica veterinária, que será uma das mais modernas da região norte do País, bem como a ampliação do Campus em mais 12 salas de aulas e oito laboratório.

Com este investimento o Campus de Jaru dobrará sua capacidade para atender os estudantes.

Mosquini que já realizou várias audiências no MEC, lutando pela implantação do curso de agronomia, disse que o Ministro está fazendo todo o possível para viabilização breve do curso, para isso o Campus de Jaru terá seu título mudado para campus agrícola, o que representa uma vitória para educação de Jaru.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*