Quais seriam os dois senadores eleitos em 2026, segundo Roberto Gutierrez

Quais seriam os dois senadores eleitos em 2026, segundo Roberto Gutierrez
Marcos Rocha, Marcos Rogério, Silvia Cristina e Confúcio Moura - quem volta, quem entra?

Num Estado como Rondônia no qual 70% do eleitorado votam na direita, tendo três nomes de peso na disputa, os 30% da esquerda podem soar como alguma vantagem? Entenda o porquê disso.

Roberto Gutierrez – O governador Marcos Rocha está mais preocupado em não aparecer na foto com qualquer ministro do governo ou até mesmo com o presidente Lula porque sabe que existe uma ala da direita de Rondônia que não perdoaria qualquer aproximação de Marcos Rocha com o atual governo federal, ainda que seja algo institucional do cargo. Ele teme que isso possa desconstruí-lo prejudicando o projeto político de chegar ao Senado em 2026 quando duas vagas estarão em disputa.

Arriscado demais

Esse comportamento de ‘não fede e nem cheira’, (porque não fala bem e nem fala mal) como se o silêncio nesta circunstância fosse sabedoria política, poderá coloca-lo como um zero à esquerda na disputa para 2026.

Três nomes da direita

Vamos supor que a deputada Silvia Cristina saia candidata ao Senado (ela virá), da mesma forma o projeto de reeleição do senador Marcos Rogério e tendo ainda Marcos Rocha sonhando com uma das duas vagas em disputa. Em tese, teríamos uma direita dividida no primeiro voto.

…Se fosse só uma vaga…

Com certeza, se fosse só uma vaga, Silvia Cristina seria a terceira colocada, Marcos Rocha, embora (ex-governador) teria dificuldade de superar Marcos Rogério que tem o perfil exato do Legislador que mexe com o orgulho bolsonarista como se quisesse dizer: (quem disse que não existe vida inteligente na direita?)

Em duas vagas, muda tudo

Como se trata de duas vagas, o eleitor vota duas vezes para senador. Sendo assim, dona Sílvia Cristina leva vantagem porque ela consegue casar voto com qualquer concorrente, até mesmo com Confúcio Moura e com qualquer outro nome de centro, ou de esquerda. Isso porque Sílvia é, na atualidade, a única política de Rondônia, em uma disputa para o senado, que tem perfil também de segundo voto.

A história explica

Olavo Pires teve esse perfil, Fátima Cleide teve esse perfil, inclusive, Marcos Rogério foi o primeiro colocado ao Senado em 2018 simplesmente porque tinha esse perfil – tanto, que Confúcio (recém ex-governador) ficou em segundo lugar.

Desta forma, entendo que Silvia Cristina poderia conquistar a primeira vaga ao Senado sendo a mais votada.

Briga de foice no escuro

Levando em conta que o universo da direita em Rondônia não passa de 70%, existem 30% que não votariam de jeito nenhum nem em Marcos Rogério e nem em Marcos Rocha.

Ressurreição

O que estou dizendo é que, com a divisão da direita ao Senado, Confúcio Moura, que até então está sendo odiado pela direita por apoiar o presidente Lula, acabaria com reais chances de sonhar com a reeleição. Ora, ele vai nadar praticamente sozinho num universo de 30% do eleitorado, enquanto três nomes de peso da direita vão aventurar ser o mais votado num universo de 70% de votos da direita! Isso é matemática elementar da política.

Mesmo que outros nomes entrem na disputa fora do universo bolsonarista, a maioria dos 30% do segundo voto seria dividida em candidatos que não sejam da direita. Coluna do Gutierrez

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*