Afastados por 120 dias prefeito, presidente da Câmara e mais um vereador de Ji-Paraná

A operação deflagrada na manhã de hoje fez buscas e apreensões na Câmara e na prefeitura e ainda afastou mais um vereador, um ex-procurador-geral e um servidor público.

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), juntamente com o Ministério Público de Rondônia , por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagraram na manhã de hoje (26/03/2024) a operação denominada “Arcana Revelada”, com o objetivo de desarticular um suposto esquema  que visava a prática  de corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro. As ações ilícitas eram realizadas no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo da cidade de Ji-Paraná/RO.

Desta forma foram afastados por um prazo de 120 dias  o prefeito Isaú Fonseca, o presidente da Câmara dos Vereadores Wellington Fonseca, o vereador Elvis Gomes ferreira, o ex-procurador-geral Ricardo Marcelino Braga e mais um servidor da prefeitura de Ji-Paraná.

A operação policial teve início nas primeiras horas da manhã de hoje, com equipes policiais da DRACO2 e do GAECO cumprindo mandados de busca e apreensão em diversos endereços ligados aos investigados, bem como na sede da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Procuradoria de Ji-Paraná. Além disso, estão sendo realizados o cumprimento de mandados de afastamento das funções públicas em face dos servidores investigados.

As investigações são decorrentes da operação policial denominada “ARAUTO”, deflagrada pela DRACO2 no dia 27/01/2023, que aponta para uma rede complexa de corrupção e influência que permeia os Poderes Executivo e Legislativo de Ji-Paraná/RO.

Durante a ação, foram realizados o cumprimento de 10 (dez) mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na sede dos Poderes Executivo e Legislativo, além do cumprimento de cinco mandados de afastamento das funções públicas, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, de todos os servidores públicos envolvidos nas investigações, incluindo os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo de Ji-Paraná/RO.

A operação contou com participação de mais de 50 (cinquenta) Policiais Civis, dentre os Policiais integrantes do GAECO, Delegacia Regional de Cacoal/RO e 1º Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste/RO, além dos Promotores de Justiça integrantes do Ministério Público do Estado de Rondônia.

O diretor-geral da Polícia Civil, Dr. SAMIR FOUAD ABBOUD, exaltou o trabalho incansável e dedicado dos agentes envolvidos na investigação e execução da ação policial. Em suas palavras, ele afirmou: “A operação ARCANA REVELADA representa um marco na luta contra a corrupção e a criminalidade em nosso Estado. O empenho e a competência demonstrados pelos nossos policiais resultaram na desarticulação de uma organização criminosa que vinha atuando de forma nociva à cidade de Ji-Paraná. Estamos comprometidos em combater a impunidade e garantir que a justiça prevaleça. Parabenizo a todos os envolvidos nessa operação exemplar e reafirmo nosso compromisso com a segurança e a integridade da sociedade no Estado de Rondônia”.

O nome da operação: ARCANA REVELADA evoca a ideia de segredos ou mistérios sendo revelados ou desvelados. “Arcana” refere-se a segredos profundos ou conhecimentos ocultos, especialmente na tradição esotérica, enquanto “revelada” indica que esses segredos estão sendo expostos ou trazidos à luz. Juntos, “Arcana Revelada” sugere a divulgação de verdades ocultas ou a revelação de mistérios anteriormente desconhecidos.

Com informações PCRO

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*