Rebeldia do PT e análise sobre Senado e Governo na leitura de Roberto Gutierrez

Padre Ton dá uma ‘banana’ para o PT Nacional, não coliga com o PMDB, pretende coligar com partido pequenos e será candidato ao Senado.

Já o PSD apoia Expedito Júnior (PSDB) para Governador e o presidente do partido, o deputado federal Moreira Mendes, se lançou candidato a senador.

O PDT coliga-se ao PMDB e lança o senador Acir Gurgacz à reeleição.

O PP Lança Jaqueline Cassol ao governo de Rondônia, o deputado federal Carlos Magno é o vice e não foi anunciado candidato a senador.

Até o fim da noite deste domingo, o ex-governador José Bianco (DEM) apoiaria o PSDB de Expedito Júnior ao governo e se lançaria a deputado federal.

 

Análise sobre o Senado uma vaga

Vamos Imaginar o cenário com Padre Ton (PT), Moreira Mendes (PSD) e Acir Gurgacz (PDT) como candidatos a senador. Vamos imaginar ainda que Moreira Mendes consiga manter o registro de candidatura. Significar dizer que nenhum dos três nadam na mesma praia e a divisão vai ser vantajosa para Acir Gurgacz (PDT) que continuará sendo o maior dedo da mão, ou seja – com vantagem.

 

Cenário com Expedito

Vamos imaginar o cenário para governador com Expedito (PSDB) com registro de candidatura mantido, Jaqueline Cassol (PP), Confúcio Moura (PMDB) e Pimenta de Rondônia (PSOL). Isso será interessante porque Expedito e Cassol se anulam, ou seja, nadar na mesma praia eleitoral, com um agravante: vão se alfinetar naturalmente porque os cabos eleitorais de ambos são passionais. Com isso, Confúcio, que terá o maior tempo no rádio e na TV, poderia deitar e rolar, principalmente porque tem muito a mostrar, publicidade positiva que o governo dele não teve competência de fazer durante quatro anos.

 

Cenário sem Expedito e Bianco no lugar

Agora, vamos imaginar se Expedito não consiga manter o registro de candidatura, será que Neodi Carlos seria mesmo o nome para ser o candidato a governador, ou José de Abreu Bianco (DEM), que estaria homologado a deputado federal, não se tornaria a grande surpresa do páreo?   Por que não? Bianco não está coligado ao PSDB?

Isso poderia tirar o sono de Confúcio Moura e da Jaqueline Cassol, pois, credibilidade e equilíbrio de Bianco, daria um novo tom ao processo, tornado muito difícil ariscar dizer quem estaria no segundo turno.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*