Retiradas mais de duas toneladas de lixo do rio Machado

Mais de duas toneladas de lixo foram recolhidas das margens do Rio Machado no último fim de semana, nos dias 15 e 16, em Ji-Paraná. A ação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com diversas entidades parceiras.

Colaboraram com a ação a Colônia de Pescadores Z9, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coocamarji, Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Condeam), Funai, Limp Serv, Riad, Hot Pan, Supermercados Tropical e Jeedá e os Postos de Combustíveis Fortaleza, Amaral, Patrão, Líder e Monte Castelo.

A equipe de voluntários e conselheiros de meio ambiente partiu da Colônia dos Pescadores Z9, na sexta-feira pela manhã e passou o feriado de 15 de novembro recolhendo muito lixo às margens do rio, com o apoio de seis barcos. Foram 40 quilômetros de distância até a ilha do Poção, onde muitas pessoas pescam e acampam.

“Encontramos muito lixo, principalmente plásticos e garrafas pet. Recolhemos no percurso geladeira, aparelhos de ar condicionado e televisão e diversos materiais. Nos primeiros quilômetros do rio vimos muito lixo urbano. As pessoas que moram às margens do rio acabam não utilizando as lixeiras e jogando o material de forma inapropriada. Tinha muito plástico enroscado nas raízes das árvores” explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Casula.

A Semeia também plantou 200 mudas de árvores ao longo do percurso, com a ajuda dos voluntários. Além desta ação, a Prefeitura realiza um trabalho de orientação continuamente. “Palestras em empresas e escolas são realizadas durante todo o ano para falar sobre como lidar com o lixo. Temos ainda grupos de coletas e mesmo com esse esforço, a população precisa fazer sua parte”, reforçou a secretária.

Durante o recolhimento do lixo, os acadêmicos do Departamento de Engenharia Ambiental da Unir, realizaram ações do projeto “Expedição conhecendo o Rio Machado: ação de educação ambiental com ênfase em qualidade da água e microclima”.

A secretária agradeceu o apoio dos colaboradores, mas ressaltou que é extremamente importante a participação ativa dos moradores. “Nós fazemos esta ação uma vez por ano e esperamos que as próximas vezes possamos recolher menos lixo. Que a população tenha a consciência de não usar o rio como depósito de lixo. Quem for passar o fim de semana às margens do Machado ou nas ilhas, leve de volta todo o material usado”, pediu Kátia.

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*