Dilma é recebida em Nova York com protesto contra impeachment

Rafael Pops, 37, um dos manifestantes na porta da casa de Antonio Patriota, em Nova York
Rafael Pops, 37, um dos manifestantes na porta da casa de Antonio Patriota, em Nova York.

Folha Press – A presidente Dilma Rousseff chegou a Nova York (EUA) por volta das 21h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira (21).

Dilma era aguardada por cerca de 40 manifestantes contrários ao impeachment em frente à casa do embaixador do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas), Antônio Patriota.
Ao chegar à residência do embaixador, a presidente caminhou até os manifestantes, de quem recebeu flores e palavras de apoio. Sorrindo, abraçou algumas manifestantes e depois entrou no prédio, sem falar com a imprensa.
“Força”, disse a antropóloga amazonense Natasha Antony, 33, quando a presidente chegou perto. “Fiquei muito emocionada, imagino o que ela deve estar sofrendo.”
A viagem faz parte de uma estratégia para obter apoio internacional contra o impeachment. Dilma participará da assinatura do Acordo de Paris, na sede da ONU na sexta (22). Em Nova York, a petista pretende reforçar a tese de que o pedido de afastamento dela do cargo é um “golpe de Estado”.
Segundo um assessor da presidente, o discurso na ONU será centrado no tema do clima e terá poucas menções a crise no Brasil, talvez “apenas uma frase”, afirmou. Ele descreveu o estado de espírito de Dilma de “tranquilidade”.
Depois do pronunciamento, ela dará entrevista a um pequeno grupo de jornalistas estrangeiros e participará de um almoço na ONU. A presidente ainda não decidiu se voltará ao Brasil na sexta à noite ou no sábado (23).
A historiadora Flavia Ribeiro Veras, uma das organizadoras da manifestação em Nova York, disse que apoia a decisão de Dilma em falar na ONU sobre a crise no Brasil. “Se a ONU discute guerras”, também deve discutir golpes”, disse ela.
Eles planejam repetir a manifestação nesta sexta de manhã perto da ONU, antes do discurso da presidente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*