FHC na presidência de novo? Coluna do Gutierrez

Fernando Henrique no Lugar de Meirelles seria poderia ser a salvação de Temer para a economia.

Da forma como as coisas estão acontecendo por conta das denúncias da Odebrecht, o impeachment de Michel Temer (PMDB) poderá acontecer em 2017. Se assim for, o Congresso Nacional se reunirá para eleger um presidente tampão que ficará no comando do País até o fim de 2018. Assim, o nome forte para ser eleito de forma indireta, (aos moldes que foi a eleição de Trancredo) seria o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que é do PSDB.

Cassar a chapa demora muito

Não acredito que Temer caia caso o TSE casse a chapa Dilma-Temer, pois, cabem inúmeros recursos até a cassação de fato. isso leva tempo e até ser dado o recurso final, o mandato terminaria.

Povo na rua tem mais efeito

Já a possibilidade de pressão popular pedindo fora Temer teria seria mais rápido. Ou seja, seria um risco maior para o Presidente.

Jogada de mestre salvaria Temer

No entanto, vejo que Michel Temer precisa dar uma cartada forte para resolver o problema da Economia.  Credibilidade é a palavra-chave e Henrique Meirelles está sem tempero popular para isso. Aí pode surgir Fernando Henrique Cardoso para assumir o Ministério da Economia. Aliás, pelo simples fato de ele não ser economista, foi o que prevaleceu para Itamar Franco escolhe-lo para ministro da Fazenda que culminou na implantação da URV e depois do Real.

Roberto Gutierrez é jornalista. Iniciou em 1977 no Jornal a Tribuna e desde então escreve sobre política.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*