Prêmio Inep de Jornalismo lança site com detalhes da premiação anual

O Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais lançou seu site nesta quarta-feira, 20 de junho. No endereço [portal.inep.gov.br/premio-inep-de- jornalismo]portal.inep.gov.br/premio-inep-de-jornalismo estão detalhes sobre a premiação, o regulamento da edição, a descrição dos temas que podem ser inscritos em cada categoria, os vencedores e o histórico da edição anterior, os releases e as dúvidas mais frequentes, além de todos os contatos com a Secretaria do Prêmio. O Prêmio Inep de Jornalismo é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Em sua segunda edição, o Prêmio Inep de Jornalismo vai premiar os melhores trabalhos em duas categorias: Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica e Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior. Ambas contemplarão as melhores reportagens em mídia impressa, TV, rádio e internet, de modo a valorizar todas as plataformas de comunicação. Outra grande novidade deste ano é a criação de um Grande Prêmio para a melhor reportagem de cada categoria, independentemente do meio em que for veiculada. Serão distribuídos, no total, R$ 136 mil em prêmios, além de troféus e certificados.

O Prêmio Inep de Jornalismo é um reconhecimento à contribuição da imprensa brasileira para o entendimento das avaliações e estatísticas educacionais. A premiação foi lançada em 2017, dentro das comemorações de 80 anos de fundação da autarquia. No ano passado foram inscritos 72 trabalhos na categoria Avaliação da Educação Básica; 17 na categoria Avaliação da Educação Superior; e 41 na categoria Estatísticas Educacionais.

Podem concorrer trabalhos veiculados entre 14 de novembro de 2017 e 19 de novembro de 2018. As inscrições serão de 1º a 19 de novembro. O objetivo é estimular e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem, de forma aprofundada, os exames, as avaliações e as estatísticas educacionais realizadas pelo Inep. Essas são fundamentais para o monitoramento e o aprimoramento das políticas públicas de educação, permitindo que os gestores tomem decisões com base em evidências.

NOSSA PAUTA, SEU PRÊMIO – Um dos destaques do site são as sugestões de pauta disponíveis no menu Releases. Toda semana, o Inep resgata dados interessantes e pouco trabalhados pela imprensa e sugere pautas com a chancela “Nossa pauta, seu prêmio”. O objetivo é despertar o interesse dos jornalistas para assuntos que podem render boas reportagens e séries para concorrer ao prêmio.

Clique aqui para acessar o site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*