Vacinação antirrábica dia 14 em Ji-Paraná

Começa no próximo dia 14 de agosto a Campanha Nacional Contra Raiva Animal. Em Ji-Paraná a campanha é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e tem com meta vacinar pelo menos 28 mil cães e gatos até mesmo na zona rural.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, as equipes iniciarão a campanha nas aldeias indígenas com apoio da Casa de Saúde Indígena (Casai). Até o dia 16 de agosto, os cães e gatos das aldeias Igarapé, Pedro, Lourdes, Cinco Irmãos, Icolén e Iterap estarão vacinados.

A próxima etapa será a imunização dos animais dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, nos dias 21 a 23 de agosto. As equipes seguem para a área rural no dia 29 de agosto onde visitarão todas as casas dos setores rurais do município: Gleba G, 200, Riachuelo e Itapirema.

“Nós adotamos uma estratégia em 2017 que deu muito certo e pretendemos repetir esse ano. Durante 52 dias, de segunda a quinta-feira, nossas equipes farão a vacinação de casa em casa. A ideia é diminuir ao máximo a possibilidade de ter animais sem a imunização contra a raiva na área rural”, explicou Eliana Pereira.

Na área urbana a campanha será realizada em duas etapas. No primeiro distrito está marcado para o dia 25 de agosto, sábado. Essa é a região de Ji-Paraná onde o Centro de Controle de Zoonoses registrou maior número de cães e gatos. Serão montados diversos pontos de vacinação onde atuarão 120 vacinadores como agentes de saúde, técnicos de enfermagem e acadêmicos da área da saúde. No segundo distrito está marcado para o dia 15 de setembro, sábado. Como a área territorial é maior, serão montados mais pontos de vacinação em escolas, igrejas e unidades de saúde, que devem contar com 170 vacinadores.

“O horário de vacinação nos dois distritos de Ji-Paraná será das 8 horas às 17 horas. Todos os donos de cães e gatos devem levar os animais com mais de 60 dias de idade. A vacinação é a única maneira de manter o município livre da raiva, uma doença contagiosa que pode ser transmitida ao homem por meio do vírus, presente na saliva e secreções de animais infectados. A vacina é gratuita”, esclareceu a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*