Artista de Rondônia é pioneiro em Arte Digital

 

A primeira exposição do Gênero na região Norte acontece em Pimenta Bueno/RO das mãos do jornalista e artista Benê Barbosa que há cinco anos está produzindo.
11727820_842088555879918_1032278754_o

Você tem ideia do que é arte digital? Imagine obras contemporâneas de artistas famosos ou um clássico de Vincent van Gogh na era digital! Imagine então conceitos do modernismo ou do abstrato surgindo através da cabeça de alguém com ferramentas da era digital. O pioneiro neste conceito em Rondônia, o jornalista Benê Barbosa está realizando em Pimenta Bueno/RO a primeira exposição de arte digital. Ela acontece Feira Industrial e Comercial de Pimenta que se estende até o próximo domingo.

11719909_842088809213226_621724138_nAs obras de Benê Barbosa são desenvolvidas a partir de fotografias captadas com mínimos recursos tecnológicos, além de traços e desenhos autorais. Os efeitos são aplicados com o uso de ferramentas básicas encontradas nos mais comuns editores de imagens elaboração das suas obras. O surgimento de obras que desconsideram técnicas tradicionais acadêmicas faz menos de duas décadas, embora, segundo o artista, algumas variações sempre estivessem visíveis no mercado publicitário. A arte digital ainda é pouco conhecida além do ambiente virtual das redes sociais, já que só passa a existir fisicamente depois de impressa.

Benê Barbosa cria imagens inusitadas faz cinco anos. O acervo dele reúne aproximadamente 250 trabalhos e começou a ganhar projeção em 2014, depois que o jornalista Carlos Pedro Macena postou algumas das suas criações nas redes sociais. A Exposição tem representatividade histórica por ser o primeiro evento do gênero no Estado.

Quem vê as obras é difícil não gostar, pois tem um excelente domínio na harmonia das cores. Segundo um dos maiores críticos de arte, Auri Borsato, do Mato Grosso do Sul, o interessante da Arte Digital é que cada obra é única, pois parecem, a maioria delas, de artistas diferentes. O que elas têm em comum é a exuberância de cores, a suavidade e precisão dos traços. Isso reforça sua identidade e demonstra que não foi um acidente para o artista chegar a essa qualidade.

A exposição está sendo possível graças ao apoio cultural do Grupo Comavil, da Ivoz Rondônia e da Distribuidora Goiás.

 

Colaborou Roberto Gutierrez.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*