Câmara lança novo programa para estudantes conhecerem trabalho legislativo

Novidade do Estágio Participação é que estudantes serão selecionados por um quis disponível na internet.

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) participa do lançamento do programa Estágio Participação
Eduardo Cunha quer estudantes como porta-vozes da sociedade para explicar o trabalho dos parlamentares

Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (8) o programa Estágio Participação da Câmara dos Deputados, uma nova maneira de levar interação e conhecimento do Parlamento a universitários.

No evento, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, disse que quer esses estudantes como aliados para explicar como é feito o trabalho dos deputados. “Queremos tê-los como porta-vozes dentro da sociedade, porque poucos sabem como as coisas são produzidas aqui. A imagem às vezes que fazem do trabalho dos parlamentares não corresponde à realidade do tamanho do que é realizado aqui”, declarou.

Para o 2º secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), essa é uma oportunidade para que os alunos interajam com os deputados e aprendam na prática sobre a democracia brasileira. “É essa a reforma política que a gente quer, a juventude consciente e crítica, discutindo soluções para o Parlamento e um Brasil cada vez melhores”, disse.

Como participar
Desenvolvido pela 2ª Secretaria da Mesa Diretora e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara, a grande novidade do Estágio Participação é que os estudantes serão selecionados por um quiz disponível pela internet com perguntas sobre temas debatidos pelo Parlamento. A Câmara já desenvolve um programa educativo para os universitários, o Estágio-Visita, que terá continuidade.

A primeira edição do Estágio Participação ocorrerá de 17 a 20 de agosto, com o tema reforma política. As inscrições começaram no dia 7 e se estenderão até 15 de julho. Em dois dias, o aplicativo de seleção para o estágio recebeu mais de 1300 visitas e 300 alunos já responderam o questionário. O aplicativo foi desenvolvido sem custos para a Câmara, no Laboratório Hacker, uma iniciativa que reúne criadores da área de informática para criar soluções para o Legislativo.

Os critérios para classificação dos candidatos serão o número de acertos obtidos e o tempo gasto para responder às perguntas. Os 40 jovens mais bem classificados serão convocados para participar do Estágio Participação.

As vagas serão distribuídas entre os públicos feminino e masculino, sendo 20 vagas para cada. Em caso de empate na última colocação, será selecionado o candidato que estiver no semestre mais avançado e, caso persista o empate, o mais velho.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa no portal da Câmara ou pelo e-mail [email protected].

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcelo Oliveira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*