Por seis votos a dois a Câmara dos Vereadores de Candeias do Jamari, em Rondônia, cassou o mandato do vereador-afastado Neiton Bento (PSD) durante sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira. Neilton era presidente da Câmara e foi afastado do cargo no ano passado. Meire Magalhães Gusmão foi empossada em definitivo como vereadora.
Pesaram contra o vereador cassado falsificação de documentos públicos, falsificação de assinaturas, manipulação de contratos, desvio de verbas e extorsão.
Em meados de dezembro os vereadores afastaram Neilton do cargo de presidente e elegeram nova mesa diretora. Na presidência ficou o vereador Antônio Serafim da Silva Junior, o Júnior Silva, que foi relator no processo que apurou os crimes praticados por Neilton.
Votaram a favor do relatoria que pedia a cassação Júnior Silva, Miguel Kelvian Torres Sena, Carlos Cézar Carvalho Frota, Benjamim Pereira Soares Júnior, Antônio Ferreira de Brito e Meire Magalhães Gusmão.
Votaram contra a cassação, João Evangelista Moraes Gadelha e Antônio Pereira de Sousa. Ele substituiu o Vereador Lúcio Leonardo Rojas Medrano, impedido de votar por ser o Vereador denunciante.
Íntegra das denúncias
- Proibição de acesso a informações que obrigatoriamente deveriam ser públicas (infração da Lei 12.527) conforme comprova Penalidade imposta pelo TCE-RO ao Vereador Neilton Bento Santos amplamente divulgadas pelos meios de comunicação;
- Direcionamento de Licitações (Infração da Lei 8.666 – Licitações) em especial nos processos 006/2014/CMCJ que tratam da obra de reforma realizada na Câmara Municipal de forma ilegal haja vista que o acesso aos demais processos foi negado pelo Vereador Neilton Bento Santos;
- Falsificação de documentos para realização de despesas pelo Vereador Neilton Bento Santos;
- Ato 007/CMCJ/2014 ilegal do Vereador Neilton Bento Santos cancelando concurso público da Câmara Municipal de Candeias do Jamari com o objetivo de beneficiar-se das nomeações de servidores em cargos comissionados;
- Criação de cargo comissionado de forma ilegal pelo Vereador Neilton Bento Santos;
- Nomeação ilegal de Servidor na Câmara Municipal assinada pelo Vereador Neilton Bento Santos; Extorsão de servidores públicos realizada pelo Vereador Neilton Bento Santos.
Ao fim da votação a vereadora Meire Magalhães Gusmão foi empossada em definitivo como vereadora na vaga deixada pelo vereado cassado.
Da redação Roberto Gutierrez – Folha de Rondônia News
Faça um comentário